Democracia ou populismo: tendências para Assuntos Públicos 2023

  • Temáticas
    América Latina
    Assuntos Europeus
    Democracia
    Polarização
  • Setor
    Administração Pública
    Infraestrutura, Transporte e Logística
  • Países
    Global

Lobbying e assuntos públicos sempre foram ferramentas para conduzir e mudar a política pública de um país. Grupos de interesse fazem lobby para influenciar, de fora do aparato político, as políticas públicas promovidas pelos poderes executivo e legislativo de um Estado. Esta atividade, entendida como aquele “ato legítimo de participação pública” referido pela OCDE, está se tornando não apenas mais um, mas o principal agente transformador da política pública e regulatória de um país. O fato de a transformação política ser em grande parte impulsionada pelo setor privado (empresas, associações e sociedade civil organizada em geral) está deixando de ser uma atividade na sombra e se tornando uma forma complementar à participação política clássica das sociedades pluralistas. 

Neste relatório, a Dra. Carmen Muñoz, Diretora Sênior de Assuntos Públicos da Espanha, se aventura nas principais tendências desta prática, com uma visão tecnológica e avançada, e ela o faz não sozinha, mas em associação com o ChatGPT. Continuamos com breves mas interessantes análises de 2023, focalizando os desafios políticos e econômicos das regiões e países onde as equipes de Relações Públicas da LLYC operam. Como consultores que servem os interesses legítimos de nossos clientes, também estamos comprometidos com o crescimento, criação de empregos e riqueza, estabilidade e melhoria da democracia nos países onde operamos. 

Entre crises econômicas, sanitárias e humanitárias, a tensão entre populismo e democracia já é a principal constante do primeiro quarto do século 21. Nestas páginas queremos oferecer nosso compromisso com o papel econômico e social das empresas, com o crescimento econômico equilibrado, sustentável e inclusivo, que é a melhor receita para consolidar nossa coexistência e nossa democracia.

BAIXAR