A busca pela simplicidade: tendências para Comunicação Corporativa 2023

  • Temáticas
    Criatividade
    Reputação
    Sustentabilidade / ESG
    Social Media
    Polarização
  • Setor
    Serviços Profissionais
  • Países
    Global

“Back to basics” – ou a busca por simplicidade – parece ser a resposta mais segura para tempos de incerteza, como se desenha 2023. Não que a opção pelo mais simples seja fácil ou busque olhar para trás, como renúncia aos riscos da inovação. Pelo contrário: o avanço da TI já nos mostrou que as inovações de maior impacto costumam surgir a partir do que é de mais fácil entendimento, do que conta apenas com o essencial, do que é mais simples. Na comunicação, especialmente como parte de uma visão estratégica de negócios, não é diferente.

É com esse olhar que procuramos nos ater a um número de tendências que pudessem ser contadas em apenas uma mão: quatro. Elas passam pela busca da simplicidade de fazer mais com menos recursos, até a consolidação de fatores que já vinham representando desafios, como a polarização política, ou oportunidades para a comunicação corporativa, como a busca por propósito e a digitalização das relações públicas, transformando a experiência da comunicação presencial.

Como realidade, 2023 se impõe para cada gestor e cada companhia de forma diferente, com os desafios todos que já conhecemos: recessão global, inflação, instabilidade política e desorganização das cadeias produtivas, entre outros fatores.

Para chegar a apenas quatro tendências que refletissem uma realidade global, com especial enfoque para a Latino-Americana e Europeia, onde, como LLYC, estamos mais inseridos, reunimos especialistas de quatro países: Espanha, Brasil, Colômbia e México. A partir de suas visões g-locais, levantamos 12 questões que foram discutidas, analisadas sob um olhar internacional, refinadas e apresentadas aqui, na forma destas tendências que indicam caminhos para ação e pontos de atenção adequados a empresas de diferentes perfis e realidades.

BAIXAR