Hora da IA: tendências de marketing e consumo 2023

  • Temáticas
    Inteligência Artificial
    Consumo
    E-commerce
    Economia
  • Setor
    Tecnologia da Informação e Comunicação
    Consumo de massa e Distribuição
    Lifestyle
  • Países
    Global

Quais são as tendências de marketing e consumo que marcarão este 2023? Neste documento analisamos duas dimensões diferentes: na dimensão exógena, encontramos tendências que derivam de mudanças nos hábitos de consumo, e na dimensão endógena, outras que derivam da transformação tecnológica das ferramentas e processos de trabalho dos Chief Marketing Officers. Mas, independentemente de serem fatores exógenos ou endógenos, todos eles compartilham o impacto que a tecnologia (especialmente a Inteligência Artificial) tem como motor.

Em tempos de grande incerteza e perspectivas macroeconômicas adversas, as empresas tendem a reduzir seus investimentos em marketing e comunicação (embora os dados mostrem que quem persevera em seu compromisso com o mercado tem mais chances de alcançar o sucesso, medido em termos de crescimento). Paralelamente, vivemos uma explosão no consumo de inteligência artificial onde a irrupção de modelos generativos e especialmente ChatGPT, que foi a tecnologia que demorou menos tempo para atingir a cifra de 1 milhão de usuários em 5 dias, superando os 2,5 meses que custou ao Instagram.  É por isso que, neste contexto, parece especialmente fundamental analisar como a mistura entre o desenvolvimento exponencial destas tecnologias e a sua popularização com as tensões inerentes à relação entre consumidores e marcas determinam a que prestar atenção para continuar agregando valor, tanto para as empresas quanto para os consumidores. 

Esse contexto se traduz, por um lado, em tendências que refletem avanços tecnológicos, medições e dados com tendências como IA generativa, orquestração CX (zero party data, personalização e aplicação a jornadas), modelos de atribuição ou análise de dados em todas as instâncias da estratégia. Por outro lado, existem aquelas tendências mais ligadas a mudanças nos hábitos de consumo, relacionadas ao controle de gastos ou ao consumo de conteúdo monetizado. Ao mesmo tempo, queríamos explorar algumas das palavras-chave, como metaverso, super apps, economia comportamental ou comércio descentralizado, com o objetivo de entender onde estamos e como eles podem impactar nossa empresa, nossos clientes e nosso trabalho diário.    

Para preparar este trabalho, partimos de 23 tendências, sobre as quais uma equipe multidisciplinar de 10 especialistas seniores nas áreas de Consumer Engagement e Deep Digital Business da LLYC selecionou as 10 mais relevantes com base em 4 critérios. Estes foram: impacto no negócio, impacto no papel do CMO, sua capacidade de diferenciação e seu grau de novidade como tendência.

BAIXAR