O EFEITO ZETA: Tendências de Talentos 2023

  • Temáticas
    Talentos
  • Setor
    Serviços Profissionais
  • Países
    Global

Tudo parece indicar que 2023 não será um ano fácil. O contexto de incerteza em que o mundo se encontra torna ainda mais difícil prever o que está por vir. Um aumento generalizado do custo de vida, a escassez de matérias-primas, a instabilidade política, a guerra na Ucrânia e as tensas relações internacionais, juntam-se no momento da redação dessas tendências às turbulências e demissões em massa anunciadas em algumas das empresas de tecnologia mais importantes do mundo: Twitter, Meta e Amazon.

Isso significa o fim do poder dos profissionais e o retrocesso em algumas das medidas popularizadas pela pandemia? Sem dúvida, viveremos uma situação de reequilíbrio e o que cresceu extremamente devido à paralisação do COVID tenderá a voltar a uma situação mais normal. Pelo menos o crescimento não será o mesmo e isso afetará logicamente os plantéis. Além disso, muitas das medidas mais populares entrarão em fase de maturidade e as possíveis fissuras no sistema ficarão muito mais evidentes. Estamos falando, por exemplo, dos riscos de desconexão cultural associados ao teletrabalho.

No entanto, estamos convencidos de que muitas das mudanças são irreversíveis porque afetam não apenas as ferramentas, mas, sobretudo, o foro interno das pessoas. Nesse sentido, as tendências para 2023 podem ser inseridas em duas áreas prioritárias: Digitalização e aplicação de tecnologia aos processos e a progressiva humanização do trabalho.

Nessa linha, o mercado de trabalho que está chegando é marcado pela força do efeito Z, uma geração que começa a impor sua cultura de trabalho às empresas, com condições mais flexíveis e mais exigências éticas, e que também já começou a contagiar as outras gerações, que estão exigindo empresas mais humanas, comprometidas, solidárias e ágeis.

BAIXAR