Explorar. Inspirar
Informe 10 nov 2022

HÁBITOS QUE CUSTAM SUA VIDA: A EPIDEMIA DE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Quem já ouviu falar do “Desafio do Balde de Gelo” ou “Ice Bucket Challenge” certamente vai lembrar como algumas celebridades viralizaram nas redes ao se molharem com um balde de água gelada, com a intenção de conscientizar e arrecadar fundos para a luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Esta iniciativa alcançou a participação de 17 milhões de pessoas e doações em todo o mundo e somente nos EUA foram arrecadados mais de 115 milhões de dólares. Redes sociais permitem a capacidade de se conectar com milhões de pessoas para destacar projetos que podem influenciar o comportamento de diferentes públicos, incluindo os mais jovens.

As doenças não transmissíveis impactam a qualidade de vida de milhões de pessoas e geram altos custos para os sistemas de saúde. Apesar das políticas públicas e campanhas de comunicação terem sido amplamente discutidas e elaboradas para tentar conter o impacto dessas doenças, a epidemia continua crescendo. É urgente avaliar novas alternativas, novos canais e vincular especialistas, sociedade civil e empresas nessa luta.

Para este relatório, foram analisadas políticas e programas de ação (pesquisa documental), percepções e opiniões (entrevistas com especialistas) no cuidado de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e câncer, chamada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como a grande epidemia do nosso tempo. Foi analisado se os planos e projetos são suficientes para conter o impacto negativo na qualidade de vida de quem sofre com essas doenças, e se isso ajudará a reduzir o alto custo para os sistemas de saúde.

Nós nos concentramos em entender o impacto de fatores modificáveis e como levar as pessoas a agir para melhorar sua qualidade de vida. Além disso, revisamos as taxas de mortalidade, o investimento em saúde e o custo que essas doenças representam para os sistemas de saúde.

Com o objetivo de explorar alternativas para alcançar uma estratégia ideal que motive mudanças de hábitos e complemente planos e programas governamentais, consultamos 38 especialistas em saúde pública, médicos, representantes de empresas e grupos de pacientes em 7 países da América Latina. Este relatório resume as principais descobertas e recomenda ações na perspectiva da comunicação, dos assuntos públicos e do marketing digital para acabar com essa epidemia, alcançar uma sociedade mais saudável e reduzir o peso dessas doenças para os sistemas de saúde.

BAIXAR
Alejandro Romero
Sócio e CEO Américas
Alejandro começou sua carreira profissional em LLYC como estagiário no escritório de Madri em 1996. Desde 1997 está na América Latina liderando a expansão da firma na Região, iniciando as operações do Peru, Argentina, Colômbia, Panamá e Equador. Especialista em Comunicação Financeira, Comunicação de Crise, Marketing e Comunicação Corporativa, Alejandro trabalhou nos projetos de comunicação de crise mais representativos da Região, tais como os de Pacific Industrial Bank e Bavaria, e a disputa acionária pela cervejeira Backus & Johnston. Também assessorou a grupos económicos como o Grupo Santo Domingo da Colômbia, o Grupo Romero do Peru, o Grupo Luksic do Chile, Empresas Polar da Venezuela o Grupo Financeiro Uno na América central. Alejandro liderou três das 10 operações corporativas mais relevantes da Região, participando na estratégia de comunicação da venda das operações de Bellsouth ao Grupo Telefónica, a aquisição por parte de SABMiller do Grupo Empresarial Bavaria na Colômbia, Peru, Equador e Panamá, e na venda do Grupo Financeiro Uno a Citibank, transações por encima dos 14,9 bilhões de dólares. Convertendo-se assim em um dos maiores especialistas em M&A da Região. Antes de sua entrada na empresa formou parte de um dos Departamentos de Comunicação do Grupo Prisa.
Javier Marín
Diretor Sênior Healthcare Américas
Javier Marin é um profissional de comunicação e assuntos públicos com experiência nos setores público e privado com mais de 20 anos de experiência em empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de ciências da vida. Ao longo de sua carreira desenvolveu campanhas de comunicação social para prevenção e cuidado para a Saúde do governo do México; comunicação corporativa, assuntos governamentais, comunicação interna, marketing, digital e responsabilidade social corporativa, além de programas de relacionamento com grupos de pacientes no México. Para a América Latina e em nível global, trabalhou em empresas como Merck & Co. (MSD) e Johnson & Johnson.
Ana Lluch
Consultora Sênior de Healthcare na LLYC Américas
Formada em Jornalismo e especializada em comunicação corporativa com mais de 7 anos de experiência no setor de consultoria e clientes internacionais na Espanha, Estados Unidos e América Latina. Trabalhou em empresas como BBVA, Cohn & Wolfe e ATREVIA. Na LLYC, é especialista em criação de conteúdo e desenvolvimento de narrativas para multinacionais do setor de saúde e na coordenação regional de projetos multipaíses para empresas farmacêuticas ou de dispositivos médicos nas Américas. Alguns dos clientes com quem colaborou são: Astellas, AbbVie, Bayer, Roche, CureVac ou Medtronic, entre outros
Quere saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar com você

        Qual o seu desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipe?

        Quer nossa participação no seu próximo evento?