Explorar. Inspirar
relatórios 19 out 2022

O papel transformador da criatividade para solucionar os desafios de RH

Mais de 30.000 pessoas na Espanha deixaram seus empregos em 2021, segundo dados de filiação da Previdência Social. Somos o país europeu com o maior paradoxo de ter muitas vagas de emprego não ocupadas, apesar de ter três milhões de desempregados registrados.

Nos últimos anos, as pessoas iniciaram um profundo processo de reflexão que levou ao desencanto com a profissão ou o emprego. Termos como “grande renûncia” ou “demissão silenciosa” ganham espaço na análise do futuro do trabalho. Na verdade, é cada vez mais difícil contratar os profissionais certos, mais difícil engajá-los e mais difícil promover a transformação cultural exigida pela transformação empresarial e digital que a maioria das organizações está passando.

Os desafios do talento estão se tornando cada vez mais importantes nas organizações. Estamos assistindo uma mudança de paradigma na qual não são mais as empresas que escolhem as pessoas, mas as pessoas que escolhem as empresas. E fazem isso quando nos escolhem como local de trabalho, mas também todos os dias quando se levantam e se dedicam a seu trabalho cotidiano.

Neste contexto, consideramos fundamental a criatividade. Pablo Picasso dizia que todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição. Portanto, é hora de destruir o que foi aprendido até agora e zerar os contadores. Se o que fazemos não está funcionando, por que não começar a fazer as coisas de outra forma? A criatividade não é algo individual, mas surge da interação entre os indivíduos sendo, portanto, uma ação que é sempre relacional. E como tal, ela se torna uma ferramenta muito poderosa nos departamentos de Recursos Humanos.

BAIXAR
María Obispo
Diretora do departamento de Talent Engagement da LLYC Madrid
María é especialista em employer branding, employee advocacy e digitalização. Conta com mais de 14 anos de experiência no mundo da comunicação na mídia, seguros e empresas de capital aberto. É formada em jornalismo pela Universidade de Navarra e tem um PDD da IESE Business School. Participa como professora convidada em vários cursos de mestrado e pós-graduação. Durante sua carreira, assessorou algumas das principais marcas e empresas espanholas, como Repsol, Mercadona, Caixabank ou Campofrío.
Rafa Antón
Diretor de Criação e sócio na CHINA, parte da LLYC
Formado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Complutense de Madrid. Depois de desenvolver sua carreira na Leo Burnett (onde foi chefe de criação para Espanha e membro do World Creative Board), co-fundador de sua própria agência CHINA, que foi adquirida pela LLYC em 2021. Premiado em quase todos os festivais internacionais, já trabalhou para marcas globais como VISA, Levi's, Coca-Cola ou McDonald's. Sua paixão pelo artesanato e pela criação de marcas o destacou em setores como: moda, luxo e premium (Loewe, Alhambra, Seagram's). Sua campanha 'Seja mais velho' para Adolfo Domínguez recebeu vários prêmios da indústria, incluindo o Prêmio Nacional de Criatividade. Foi presidente do Clube Criativo (cdec).
Julio Alonso Caballero
Diretor Executivo de Criação
Duplo diploma em Administração e Gestão de Empresas e Publicidade e Relações Públicas e Mestrado em Marketing Digital. Julio é o Diretor Executivo de Criação da LLYC e foi responsável por alguns dos projetos mais emblemáticos da empresa, como Solidão Invisível, Bihar, O último canudinho, Você é um gamer e não sabe ou O berço com telas. Estes projetos para clientes como BBK, BBVA, McDonald's, Multiópticas ou Coca-Cola permitiram obter mais de 120 prêmios internacionais em festivais como Cannes Lions, Clio, Andy, Effies, etc. sendo escolhido em 2021 entre os 100 diretores criativos mais premiados do mundo.
Vanessa Álvarez
Gerente Talent Engagement.
Jornalista com mais de 10 anos de experiência, especializada em comunicação digital, employee engagement e desenvolvimento de projetos de employee advocacy para gerentes e empresas. Vanessa é formada em Comunicação Audiovisual e Jornalismo pela SEK International University e mestrado em Gestão de Comunicação Institucional pela Universidade Rey Juan Carlos. Durante sua carreira na LLYC colaborou com empresas de diversos setores como: IKEA, Repsol, CaixaBank ou Enagás, entre outras.
Quere saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar com você

        Qual o seu desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipe?

        Quer nossa participação no seu próximo evento?