Explorar. Inspirar
Informes 23 ago 2022

A HIPERMETROPIA DAS MARCAS: OS INFLUENCIADORES INVISÍVEIS

Provavelmente, você nunca se perguntou: “Você acha que sua marca precisa de óculos?”. Embora essa pergunta pareça ser um jeito estranho de começar um texto de marketing, seu sentido metafórico é muito útil para expressar um dos grandes desafios do gerenciamento de marketing de influenciadores hoje em dia: a hipermetropia das marcas.

Segundo dados da Statista, em 2021 a indústria de marketing de influenciadores na América Latina foi avaliada em 13 bilhões de dólares, e a projeção é que aumente entre 20% e 30% este ano. Desde o surgimento das redes sociais, as empresas comerciais dobraram seus esforços econômicos para associarse a grandes celebridades ou personalidades bem relevantes, devido à sua capacidade de influenciar o pensamento e o comportamento de seus públicos.

Porém, nessa mesma premissa, entraria em cena outra comunidade que nem sempre é considerada nas estratégias de marketing de influência: os líderes e colaboradores da empresa. Por que eles quase nunca são notados, embora estejam tão próximos? Será que as marcas precisam graduar sua visão para ver melhor de perto?

A integridade e credibilidade de uma marca está principalmente na percepção que seus próprios colaboradores têm dela. Eles podem se tornar os melhores (ou piores) embaixadores da marca lá fora. Por isso, as fronteiras entre a comunicação externa e interna já não são tão claras, e é importante não mantê-las como esferas independentes.

Se há algo que caracteriza a era do consumo em que vivemos é a transferência de poder aos indivíduos, que são capazes de captar o mesmo ou mais elevado nível de atenção que uma marca ou uma instituição. Nesse contexto, capacitar os participantes da organização agrega valor às estratégias de comunicação digital, aumenta exponencialmente as oportunidades de conexão e reduz os riscos em casos de crise.

Obviamente, essa não é uma tarefa fácil. Para conectar-se aos colaboradores, é preciso agir com base em seus interesses, ouvilos e entender sua individualidade dentro do coletivo. Isso não significa compartilhar conteúdos sem sentido ou controlar suas postagens nas redes sociais, mas fazer com que participem do propósito da marca como elemento coeso e motivacional, para que se sintam inspirados e emocionalmente conectados aos seus valores.

<!--[if lte IE 8]>
<![endif]-->BAIXAR
hbspt.cta.load(2673737, 'b69ae077-b721-47f0-a7ff-7edd80df264c', {"useNewLoader":"true","region":"na1"});
Andrea Cortés
Diretora de Influência Digital na LLYC México
Bacharel em Administração com 10 anos de experiência em marketing digital, comunicação corporativa e relações públicas nos setores público e privado. Andrea implementou iniciativas e estratégias de marketing com base em dados para marcas de consumo, instituições, governos e indivíduos, bem como gerenciamento de crises. Ela desenvolveu uma carreira profissional em agências de comunicação. Quando chegou à LLYC, era responsável pela equipe de marketing para a Região Norte e EUA.
Teresa Rey
Diretora de Consumer Engagement e Digital na LLYC Panamá.
Ela tem mais de 13 anos de experiência em consultoria e é especializada em comunicação de marcas e consumidores, embora também tenha liderado vários projetos corporativos em sua carreira. Seus primeiros oito anos foram passados na Burson-Marsteller Madrid (agora BCW) e ingressou na LLYC Madri em 2017. Em janeiro de 2022, foi para a LLYC Panamá para promover as áreas de Consumo e Digital na América Central. Entre outras atividades, lecionou no IE (Instituto de Empresa), na Universidade Loyola de Sevilha (Espanha) e no Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha.
Scarlet Ortiz
Gerente de Influência Digital na LLYC Santo Domingo
Tem mais de 12 anos de experiência nacional e internacional, administrando a comunicação de marcas de grande relevância, além de ter desempenhado um papel muito importante na formação de profissionais em questões relacionadas à transformação e gestão digital. Tem mestrado em Marketing e Posicionamento e outro em Relações Internacionais. Antes de ingressar na LLYC, ela foi responsável pelo Marketing Digital de uma empresa relevante de consumo de massa.
Quere saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar com você

        Qual o seu desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipe?

        Quer nossa participação no seu próximo evento?