Explorar. Inspirar
Informes 9 ago 2022

O que a Pandemia levou: Os passos para recuperar a saúde e a confiança nas empresas

A pandemia não só tirou a vida de entes queridos, profissionais de saúde e milhares de pessoas que não tinham vacina ou atendimento médico adequado, como também tirou milhares de empregos e gerou uma crise econômica sem precedentes que mostrou que a saúde e o bem-estar em geral são uma parte essencial da economia global.

O COVID19 mostrou, de forma catastrófica, o despreparo dos governos e seus sistemas de saúde para enfrentar emergências de saúde, bem como a falta de apoio aos profissionais de saúde que carecem de equipamentos, infraestrutura hospitalar, material clínico e, em alguns casos, de medicamentos para ajudar seus pacientes.

Os maiores afetados  pela pandemia foram os pacientes que viram sua saúde se deteriorar ao longo de dois anos, ficando sem serviços médicos, sem medicamentos, sem calendários completos de vacinação e sem serviços de apoio, entre outras necessidades básicas para manter sua saúde qualidade de vida.

Antes de 2020, os governos não priorizaram a saúde global até que fosse tarde demais, e o resultado foi desastroso. Os governos não estavam preparados para enfrentar uma pandemia dessa magnitude, reduziram os investimentos em saúde e não fortaleceram seus sistemas de saúde.

A pandemia representou desafios para todos os atores do setor de saúde, governos, comunidade médica e empresas farmacêuticas, de dispositivos e de tecnologia da saúde. Este último, um setor muito criticado pela falta de transparência e pouca capacidade de reação para demonstrar o valor da pesquisa e desenvolvimento de moléculas e tecnologias que ajudam a minimizar o impacto das doenças e contribuir para uma sociedade mais saudável e produtiva.

Nesta seção, vamos rever o impacto da pandemia na prestação de serviços e no fornecimento de material de saúde e analisar as necessidades atuais e possíveis soluções para que governos e empresas possam colaborar para recuperar a confiança e, principalmente, os anos perdidos na saúde e bem-estar da população.

<!--[if lte IE 8]>
<![endif]-->BAIXAR
hbspt.cta.load(2673737, 'cd581493-3bdd-452c-9bc8-a7216c641901', {"useNewLoader":"true","region":"na1"});
Alejandro Romero
Sócio e CEO Américas
Alejandro começou sua carreira profissional em LLYC como estagiário no escritório de Madri em 1996. Desde 1997 está na América Latina liderando a expansão da firma na Região, iniciando as operações do Peru, Argentina, Colômbia, Panamá e Equador. Especialista em Comunicação Financeira, Comunicação de Crise, Marketing e Comunicação Corporativa, Alejandro trabalhou nos projetos de comunicação de crise mais representativos da Região, tais como os de Pacific Industrial Bank e Bavaria, e a disputa acionária pela cervejeira Backus & Johnston. Também assessorou a grupos económicos como o Grupo Santo Domingo da Colômbia, o Grupo Romero do Peru, o Grupo Luksic do Chile, Empresas Polar da Venezuela o Grupo Financeiro Uno na América central. Alejandro liderou três das 10 operações corporativas mais relevantes da Região, participando na estratégia de comunicação da venda das operações de Bellsouth ao Grupo Telefónica, a aquisição por parte de SABMiller do Grupo Empresarial Bavaria na Colômbia, Peru, Equador e Panamá, e na venda do Grupo Financeiro Uno a Citibank, transações por encima dos 14,9 bilhões de dólares. Convertendo-se assim em um dos maiores especialistas em M&A da Região. Antes de sua entrada na empresa formou parte de um dos Departamentos de Comunicação do Grupo Prisa.
Georgina Rosell
Diretora Sênior da LLYC Barcelona
Mais de 15 anos assessorando a indústria farmacêutica em seus desafios de transformação cultural, reputação e inovação entre as que se encontram 7 das 10 principais empresas da indústria farmacêutica do Monitor de Reputação Sanitária MERCO 2020. Filha de médico e farmacêutica, Gina Rosell é também especialista no setor sócio sanitário, hospitalar, residencial e médico científico, âmbito no qual possui grande capacidade relacional a nível institucional e do terceiro setor.Sua formação como cientista política especializada en relações internacionais e Mestrado em Direção de Comunicação e Sustentabilidade lhe dá um enfoque de ampla dimensão nos desafios das organizações com resultados premiados internacionalmente por seu amplo impacto, sensibilidade e criatividade.Georgina leva más de dez anos na firma, da qual é Diretora Sênior e é líder da área de comunicação de saúde a nível europeu.
Javier Marín
Diretor Sênior Healthcare Américas
Javier Marin é um profissional de comunicação e assuntos públicos com experiência nos setores público e privado com mais de 20 anos de experiência em empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de ciências da vida. Ao longo de sua carreira desenvolveu campanhas de comunicação social para prevenção e cuidado para a Saúde do governo do México; comunicação corporativa, assuntos governamentais, comunicação interna, marketing, digital e responsabilidade social corporativa, além de programas de relacionamento com grupos de pacientes no México. Para a América Latina e em nível global, trabalhou em empresas como Merck & Co. (MSD) e Johnson & Johnson.
Ana Lluch
Consultora Sênior de Healthcare na LLYC Américas
Formada em Jornalismo e especializada em comunicação corporativa com mais de 7 anos de experiência no setor de consultoria e clientes internacionais na Espanha, Estados Unidos e América Latina. Trabalhou em empresas como BBVA, Cohn & Wolfe e ATREVIA. Na LLYC, é especialista em criação de conteúdo e desenvolvimento de narrativas para multinacionais do setor de saúde e na coordenação regional de projetos multipaíses para empresas farmacêuticas ou de dispositivos médicos nas Américas. Alguns dos clientes com quem colaborou são: Astellas, AbbVie, Bayer, Roche, CureVac ou Medtronic, entre outros
Alejandro González Mondragón
Consultor Sênior
Alejandro tem 10 anos de experiência nas áreas de assuntos públicos, advocacy, acesso e comunicação na indústria farmacêutica. Ao longo de sua carreira, projetou e implementou estratégias para empresas como AstraZeneca, Biogen, Janssen, Merck, MSD, Pfizer e Roche, especializando-se nos desafios de acesso e disponibilidade de medicamentos inovadores, especialmente terapias avançadas para doenças raras e oncologia.

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer nossa participação no seu próximo evento?