O que a Pandemia levou: Os passos para recuperar a saúde e a confiança nas empresas

  • Temáticas
    Healthcare
  • Setor
    Saúde e Indústria Farmacêutica
  • Países
    Global

A pandemia não só tirou a vida de entes queridos, profissionais de saúde e milhares de pessoas que não tinham vacina ou atendimento médico adequado, como também tirou milhares de empregos e gerou uma crise econômica sem precedentes que mostrou que a saúde e o bem-estar em geral são uma parte essencial da economia global.

O COVID19 mostrou, de forma catastrófica, o despreparo dos governos e seus sistemas de saúde para enfrentar emergências de saúde, bem como a falta de apoio aos profissionais de saúde que carecem de equipamentos, infraestrutura hospitalar, material clínico e, em alguns casos, de medicamentos para ajudar seus pacientes.

Os maiores afetados  pela pandemia foram os pacientes que viram sua saúde se deteriorar ao longo de dois anos, ficando sem serviços médicos, sem medicamentos, sem calendários completos de vacinação e sem serviços de apoio, entre outras necessidades básicas para manter sua saúde qualidade de vida.

Antes de 2020, os governos não priorizaram a saúde global até que fosse tarde demais, e o resultado foi desastroso. Os governos não estavam preparados para enfrentar uma pandemia dessa magnitude, reduziram os investimentos em saúde e não fortaleceram seus sistemas de saúde. 

A pandemia representou desafios para todos os atores do setor de saúde, governos, comunidade médica e empresas farmacêuticas, de dispositivos e de tecnologia da saúde. Este último, um setor muito criticado pela falta de transparência e pouca capacidade de reação para demonstrar o valor da pesquisa e desenvolvimento de moléculas e tecnologias que ajudam a minimizar o impacto das doenças e contribuir para uma sociedade mais saudável e produtiva. 

Nesta seção, vamos rever o impacto da pandemia na prestação de serviços e no fornecimento de material de saúde e analisar as necessidades atuais e possíveis soluções para que governos e empresas possam colaborar para recuperar a confiança e, principalmente, os anos perdidos na saúde e bem-estar da população. 

DESCARGAR

Autores

Alejandro Romero
Georgina Rosell
Javier Marín
Ana Lluch
Alejandro González Mondragón

Material para download

Artigo