Explorar. Inspirar
Informes 26 jul 2022

Oportunidades e desafios de comunicação para empresas de criptomoedas

O mundo das criptomoedas conheceu o mainstream em 2020, acompanhado da adoção massiva em termos de usuários. Cada vez mais  pessoas estão investindo em instrumentos não tradicionais pela primeira vez, juntando-se aos primeiros adeptos e detentores que obtiveram altos lucros.

Isso alavancou o crescimento de empresas de criptomoedas B2C e daquelas que oferecem soluções B2B. Startups do ecossistema na América Latina e Europa fecharam rodadas de investimento de até 250 milhões de dólares, guiados por VCs ansiosos por fazer parte de um negócio com alto potencial de rentabilidade.
Agora, após o momento de entusiasmo, os desafios para as empresas começaram a surgir.

O primeiro tem a ver com o fato de que, à medida que a adoção de criptomoedas se torna mais massiva, as empresas do ecossistema são naturalmente forçadas a competir em um ambiente cada vez mais maduro. Isso coloca desafios para, por exemplo, sustentar dezenas de dígitos de crescimento.

Ao mesmo tempo, os investidores, que forneceram a “pista” necessária para o desenvolvimento das empresas, exigem melhores retornos e um plano de negócios sustentável com metas realistas.

Por sua vez, os governos locais promovem projetos regulatórios para inserir o mundo das criptomoedas em uma estrutura que lhes permita exercer diferentes tipos de controle. Isso gerou vários tipos de resistência e colaboração por parte dos diferentes atores do ecossistema de criptomoedas.

Por fim, e não menos importante, o mercado de criptomoedas entrou em um novo ciclo de hibernação em março de 2022, com queda dos preços dos ativos de criptomoedas e turbulência na dinâmica operacional de algumas empresas. Esse momento, conhecido como bear market, gera incerteza, desconfiança e maiores desafios de posicionamento, mesmo para as empresas de criptomoedas mais estabelecidas.

Enquanto algumas previsões pessimistas temem pelo futuro do mercado de criptomoedas, outros especialistas sustentam que esse novo ciclo trará um expurgo necessário à indústria, o que permitirá que ela saia ainda mais forte.

BAIXAR
Luis Migone
Diretor de Comunicação Corporativa
Licenciado em Comunicação Social, graduado pela Universidade Austral, concluindo atualmente o Mestrado em Negócios Digitais na Universidade de San Andrés. Antes de ingressar na LLYC como Diretor de Comunicação Corporativa, ele trabalhou em consultorias de Marketing e Comunicação Corporativa desenvolvendo programas de relações públicas para empresas multinacionais, bem como jornalista do Diario La Nación. Desde 2017, ele vem se desenvolvendo como consultor independente, assessorando startups e empresas de criptomoedas (Ripio, Xcapit, Japser, CAF), de tecnologia na execução de programas de imprensa, relações públicas, desenvolvimento de conteúdo, inovação e comunicação com stakeholders, bem como Diretor Executivo da Capisco, consultoria em gestão de entendimento e visual thinking. Docente da UCES, ele leciona a disciplina "Plataformas e Ecossistemas Digitais" UCES.
Evelyn Espinosa
Diretora de Comunicação Financeira Corporativa
Especialista em estratégias de comunicação, relações públicas e assuntos públicos, com mais de 18 anos de experiência em cargos executivos e administrativos, liderando equipes locais e regionais. Especializada em criar campanhas inovadoras de posicionamento e reputação. Durante sua carreira, Evelyn já ocupou cargos importantes nos quais desempenhava funções como controle e gerenciamento de crises, integração de canais de comunicação, planejamento de estratégias de comunicação (internas e externas), capacitação de stakeholders, palestras sobre temas de reputação e crise em conferências. Ela já trabalhou com empresas nos setores de energia, finanças, consumo, saúde e dispositivos médicos, como: Bolsa Mexicana de Valores, Advent, Banco Base, Cemex, Grupo Topaz, P&G, Unilever, J&J Medical Devices, Roche, entre outras.
Nuria Rebón
Gerente de Comunicação Corporativa
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Formada em mercado de capitais pela Universidade de El Salvador e em Finanças, Economia e Negócios para Jornalistas na IAE, faculdade de negócios da Universidade Austral. Com ampla experiência na área de comunicação e jornalismo, antes de ingressar na LLYC como Gerente de Comunicação Corporativa, ela foi jornalista por 18 anos na seção de Negócios do El Cronista Comercial, além de colaborar com outras publicações, como Bacanal, Brando, Rumbos ou Apertura. Com a bolsa IJP do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, trabalhou também por dois meses no jornal Der Tagesspiegel de Berlim em 2009.
Rubén Rivera
Consultor Sênior Financeiro
Analista financeiro e jornalista, com mais de 8 anos de carreira no setor de finanças e de mídia. Rubén é mestre em Finanças do Mercado de Ações pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e diplomado em Marketing Político pelo Instituto Tecnológico Autônomo do México (ITAM).
Quere saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar com você

        Qual o seu desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipe?

        Quer nossa participação no seu próximo evento?