Empresa familiar: da credibilidade à relevância

  • Temáticas
    Economia
    Legislação
    Reputação
    Investimento/Investidores
    Riscos
    Talentos
  • Setor
    Investimentos e Serviços Financeiros
    Serviços Profissionais
  • Países
    Espanha

As empresas familiares são um dos principais ativos econômicos do nosso país e a espinha dorsal de toda a rede empresarial espanhola. Segundo dados do Instituto da Empresa Familiar (IEF), estima-se atualmente que 1,1 milhão de empresas são empresas familiares, 89% do total, sendo um dos maiores geradores de emprego na Espanha com a criação de 67% do emprego privado (6,58 milhões de empregos).

Mas a esse papel de geração de riqueza e contribuição econômica, que muitas vezes tem dificuldade em transcender publicamente, há uma idiossincrasia que as torna únicas. O legado, a cultura familiar e o amor pelo que os antepassados criaram são valores extremamente diferenciais, somados ao inconformismo característico, à capacidade de inovação e à visão de internacionalização, o que faz com que muitas das empresas familiares espanholas sejam hoje reconhecidas em todo o mundo.

Através deste relatório, a LLYC analisa o novo paradigma em que se encontram as empresas familiares e os desafios futuros que enfrentam em termos de marca, reputação e sustentabilidade empresarial, bem como as oportunidades em que isso se traduz. Um relatório ao qual daremos continuidade por meio de iniciativas e doses de conteúdo adicionais.

DESCARGAR

Autores

María Cura
Bárbara Ruíz
Eva Pedrol
Mónica Acero

Material para download

Artigo