Explorar. Inspirar
Artigo 13 jul 2021

Como reverter ou mitigar crise de reputação em ecossistemas de comunicação digital

Nesta terceira e penúltima edição da série “Resiliência” abordamos o desafio de enfrentar as crises de reputação em um ambiente de máxima velocidade, transparência e visceralidade como o da comunicação pública que caracteriza nossas sociedades pós digitais.

E faremos isso a partir da atitude resiliente de marcas que enfrentam a realidade sem cair na resignação ou na vitimização, buscando maximizar suas oportunidades em contextos complexos e aproveitando os recursos que a tecnologia lhes oferece em favor de seus posicionamentos. Porque esta é a atitude necessária para ultrapassar os desafios de reputação que correspondem ao nosso tempo.

Vamos nos colocar naquele momento da verdade em que os riscos de reputação se materializam na forma de uma crise de comunicação. Quando acontece um evento que testa o comportamento de uma marca, que é submetida ao julgamento das expectativas dos seus stakeholders, sendo objeto de um julgamento reputacional, sob a forma de crenças partilhadas, através das diferentes plataformas de comunicação social.

Já vimos nos artigos anteriores que a melhor forma de enfrentar este momento de crise é antecipar e preparar os riscos de reputação envolvidos. Tendo identificado e avaliado tanto o seu impacto como a sua probabilidade. E ter planejado e ensaiado os cenários possíveis, bem como preparado as respostas mais eficazes para mitigar, evitar ou reverter seus efeitos negativos.

Porém, na crise, tudo está em jogo, para o bem ou para o mal.

BAIXAR
Iván Pino
Sócio e Diretor Sênior de Crise e Riscos
Pino é jornalista, formado em Ciências da Informação pela UCM, com mestrado em Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial pela UNED-UJI. Ele possui 20 anos de experiência em Comunicação e Reputação Corporativa, especializando-se em Comunicação Digital. Além disso, é coautor de “Claves del nuevo Marketing. Cómo sacarle partido a la Web 2.0” (2009, Gestión 2000) e também foi editor do primeiro e-book em espanhol sobre comunicação em redes sociais: “Tu Plan de Comunicación en Internet. Paso a Paso” (2008). Além disso, ele é orador e professor do Mestrado em Comunicação Corporativa e Institucional da Universidade Carlos III e Unidad Editorial, e do Mestrado de Comunicação Corporativa e Publicitária da Universidade Complutense de Madrid.
Luis González
Diretor Sênior da Área Issues Legais
Com 20 anos de experiência profissional, é especialista em comunicação de crise, reestruturações e falências e relações com a imprensa, tendo se especializado em sua carreira nos setores de infraestrutura, imobiliário, alimentação, saúde e indústria. Foi diretor das operações da LLYC no Chile (2014-2016) e em Portugal (2012). Antes, foi editor do Diario Médico, editor-chefe dos canais de televisão locais Teletoledo e TV Guadalajara e assessor de imprensa e diretor de expansão da agência de publicidade Tactics Europe. É jornalista, formado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri; é professor convidado de vários cursos de mestrado em Comunicação Estratégica.
Luis Martín
Diretor de Deep Digital Business de LLYC
Graduado em Jornalismo e Comunicação Audiovisual pela Universidade San Pablo CEU (Madrid) com MBA em Gestão de Comunicação Empresarial pelo IESE / Universidade de Navarra. Há mais de 16 anos desenvolveu sua carreira no Grupo COPE onde foi Diretor Adjunto de Notícias e responsável pela área de Digital. Como Diretor de Designer, se especializou na criação e edição de conteúdo por meio de novos formatos e tecnologias em todos os canais digitais, bem como no desenvolvimento e aplicação de estratégias de distribuição. Na LLYC gerenciou contas como Amazon, Repsol, Calidad Pascual, Unicaja ou Enagas.

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer nossa participação no seu próximo evento?