Explorar. Inspirar
Espanha 30 jun 2021

Como antecipar os novos riscos de reputação relacionados a ESG

O rápido progresso no processo de vacinação COVID-19 está causando uma forte recuperação nas expectativas tanto dos investidores (por exemplo, o índice IBEX 35 recuperou 13% nos últimos 6 meses) como dos consumidores, bem como um clima de confiança em torno de uma rápida recuperação econômica.

O Índice de Confiança do Consumidor no mês de maio cresceu 11,2 pontos em relação ao mês anterior e já está acima dos resultados obtidos desde julho de 2019. A avaliação da situação atual também melhora, atingindo 62,4 pontos, 14 pontos a mais que em abril.

O aumento geral da confiança em todos os setores é uma boa notícia para a economia. Mas esse boom de expectativas, após 18 meses de depressão devido à pandemia, tem um efeito perverso no aumento proporcional dos riscos de reputação das empresas. A lógica é simples: um forte aumento da confiança, como o que vivemos atualmente, é seguido por um forte aumento dos riscos de reputação se as expectativas geradas na opinião pública não forem atendidas. Quanto mais altas as expectativas, maior a probabilidade de decepcionar essas expectativas com o decorrer dos próximos meses.

Sem dúvida, o mercado precisa de “tudo para dar certo”, e há um exercício coletivo de “querer acreditar” que a recuperação econômica será rápida. A comunicação e as mensagens à opinião pública estão sendo muito consistentes em todas as áreas. Mas as expectativas podem ser excessivas. Como disse recentemente a presidente do Banco Santander, Ana Botín, “vamos sair do mapa” em 2021 com uma expectativa de crescimento entre 8% e 9%. A questão será saber “o que acontece no próximo ano”, avisa Botín.

BAIXAR
Juan Cardona
Diretor Sênior da Liderança da LLYC
Cardona tem 20 anos de experiência profissional nas áreas de comunicação corporativa, reputação e responsabilidade social, tendo assessorado a estratégia de comunicação de inúmeras empresas internacionais e negociadas na Bolsa. Foi Diretor de Operações em Excelência Corporativa e Diretor de Responsabilidade e Reputação Corporativa da Ferrovial.
Jorge Tolsá
Gerente da Área Stakeholders Management
Tem mais de 15 anos de experiência em pesquisa e gestão de Reputação Corporativa e Comunicação. Antes de ingressar na LLYC, trabalhou como consultor no Reputation Institute e como Project Manager no Fórum Gerações Interativas da Telefônica. Tolsá é Doutor em Comunicação e Licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade de Navarra, além de ter cursado o Mestrado em Media Research pela Universidade de Stirling (Reino Unido), com uma bolsa da Fundação Caja Madrid.

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer nossa participação no seu próximo evento?