Explorar. Inspirar
Artigo 11 Maio 2021

Como prevenir riscos de reputação com cenários virtuais e automatização

Nesta segunda edição da série “Resiliência”, abordamos o desafio de tentar gerenciar ou controlar o impacto dos riscos de reputação na continuidade e sustentabilidade dos negócios.

Assim como, no primeiro artigo, tratamos da prevenção desses riscos por meio da antecipação baseada na inteligência humana e artificial, agora, queremos colocar o desafio de nos preparar para responder a esses eventos incertos por meio de planejamento de cenários e programação de contingência, auxiliado pela tecnologia.

A incerteza é a qualidade essencial de todo risco; e quando falamos sobre os de reputação, também podemos adicionar a complexidade deles. Portanto, além de aplicar técnicas convencionais de gestão de risco (risk management), aplicamos duas disciplinas de pensamento estratégico, “projetar futuros” (designe future) e “solução de problemas” (solvindo problems), cujas abordagens nos permitirão ir além das respostas defensivas, de curto prazo e de interesse financeiro.

Porque, no mundo em que vivemos, pensar nos riscos apenas das ameaças não nos ajuda a construir organizações mais resilientes, mas sim a enfraquecer nossa capacidade de adaptação e recuperação de mudanças disruptivas.

Precisamos abrir o foco, assumir incertezas e pensar diferente para não ficarmos presos naquele ambiente batizado pela antropóloga Jamais Cascio com a sigla em inglês BANI (Frágil, Ansioso, Não linear, Incompreensível). Como lembram Cleber Martins e Adèlia Chagas, um contexto de fragilidade, ansiedade, não linear e até incompreensível, onde “todos os caminhos estão abertos a oportunidades”.

BAIXAR
Iván Pino
Sócio e Diretor Sênior de Crise e Riscos
Pino é jornalista, formado em Ciências da Informação pela UCM, com mestrado em Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial pela UNED-UJI. Ele possui 20 anos de experiência em Comunicação e Reputação Corporativa, especializando-se em Comunicação Digital. Além disso, é coautor de “Claves del nuevo Marketing. Cómo sacarle partido a la Web 2.0” (2009, Gestión 2000) e também foi editor do primeiro e-book em espanhol sobre comunicação em redes sociais: “Tu Plan de Comunicación en Internet. Paso a Paso” (2008). Além disso, ele é orador e professor do Mestrado em Comunicação Corporativa e Institucional da Universidade Carlos III e Unidad Editorial, e do Mestrado de Comunicação Corporativa e Publicitária da Universidade Complutense de Madrid.
Ibo Sanz
Global Senior Director de estrategia deep digital business
Ibo é Bacharel em Administração de Empresas pela Rotterdam Business School, possui uma certificação da University of Helsinki em AI Elements e tem uma longa história como desenvolvedor de negócios no setor de Telecomunicações de grandes multinacionais. Durante seus 8 anos na Telefónica, promoveu a proposta de conteúdo do grupo e participou do processo de mudança do modelo de negócio de voz para dados. Nos 11 anos que esteve na Vodafone, liderou a incorporação de soluções e plataformas tecnológicas em serviços de m-commerce dirigidos à sua carteira de clientes. Destaca-se também a passagem pela consultoria Gartner, onde trabalhou na análise do impacto da ruptura tecnológica no resultado de diversas empresas.

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer nossa participação no seu próximo evento?