Explorar. Inspirar
Espanha 5 Maio 2021

OS BENEFÍCIOS DE UM PROPÓSITO COMUM PARA SAIR DA ATUAL CRISE

O PAPEL SOCIAL DA EMPRESA NO FOCO DA ATENÇÃO

A crise da sanitária aumenta a atenção sobre o papel que as empresas devem desempenhar em sua contribuição para os grandes desafios sociais. Algumas empresas conseguiram apoiar-se em objetivos sólidos quando a estratégia por si só não podia mais servir de bússola. Outros, apesar de “terem um propósito”, encontram-se em dificuldades porque este não foi compartilhado e vivido pelos seus stakeholders.

Não há mais vozes que discordem do novo paradigma de negócios: a empresa do futuro deve entregar valor a todas as partes interessadas, definindo um propósito para um impacto positivo. Este paradigma é conhecido como capitalismo de stakeholders. E é que, mais do que nunca, no cenário pós-COVID19, a sobrevivência das empresas passa por vincular os benefícios econômicos aos valores sociais e ambientais que a sociedade exige.

Construir e implementar um propósito corporativo tornou-se uma prioridade para gerentes em todo o mundo e já é uma das 10 questões que mais preocupam os CEOs globais (Nota de página: Global Leadership Forecast 2021 de DDI).

O propósito se define como, porque e para quê existe uma empresa, estabelecendo qual é a sua contribuição para a sociedade. No novo capitalismo de stakeholders, existem 3 chaves:

  • Com e para quem: Ouvir para que o propósito seja compartilhado pelas partes interessadas e reconhecido como benéfico, buscando ressonância e empatia.
  • Como: Dar evidencias para inspirar e mobilizar. É fundamental que a ativação do propósito seja o eixo da conversa pública.
  • Quanto: Medir e avaliar o progresso

Na LLYC, acreditamos que a empresa deve colocar as pessoas no centro e compreender plenamente suas crenças ao definir o propósito e que formem parte dele ao articulá-lo.

O simples fato de ter um propósito não é mais o diferencial de uma marca. Deve ser entendido como um processo de transformação do negócio e um processo de cocriação e diálogo, não como um fim em si mesmo.

Por isso, propomos um estudo que apresentamos neste documento para compreender como as empresas estão trabalhando no seu propósito, que importância atribuem a ele na sua estratégia, se estão ouvindo os seus stakeholders e, por outro lado, se há um alinhamento com as expectativas e interesses sociais.

BAIXAR
Almudena Alonso
Directora Senior de Stakeholders Management
Almudena Alonso é formada em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Complutense de Madrid, com mestrado em Marketing e Administração Comercial pelo ESIC, mestrado em Marketing Digital pela EAE e participou do Programa Promociona de ESADE. Especializada em administração de intangíveis, com mais de 20 anos de experiência em estratégias de reputação, cultura e responsabilidade social, Almudena desenvolveu uma extensa carreira profissional em agências de comunicação como Edelman e Villafañe & Asociados. Durante uma década foi a Diretora Geral da Cohn & Wolfe na Espanha. Após a fusão com Burson, trabalhou como diretora de Inovação e Desenvolvimento Corporativo da BCW, até a sua incorporação à LLYC.
Daniel Fernández Trejo
Diretor Global de TI
Atualmente é o responsável pela unidade de negócios de tecnologia e CTO da empresa globalmente. Ele trabalha há 13 anos no design, implementação e lançamento no mercado de plataformas e serviços de Internet para vários dispositivos, onde desenvolveu grande parte de sua carreira trabalhando com equipes internacionais e dinâmicas, destacando-se por sua capacidade de gerenciamento e coordenação, liderança e trabalho em equipe. Em 2011, Daniel chegou à LLYC como diretor de contas da unidade de negócios de comunicação online e, em 2017, foi nomeado CTO global da empresa. Durante esses anos de trabalho na LLYC, colaborou com empresas como Enagas, Cepsa, Gonvarri Steel Industries, Bertelsmann, L'Oréal e Acciona, entre outras.
Quere saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar com você

        Qual o seu desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipe?

        Quer nossa participação no seu próximo evento?