Tendências de Healthcare

NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO NO SETOR SAÚDE

 

A pandemia provocada pela Covid-19 fez tremer a estrutura sanitária, social e econômica do nosso país. Nesse panorama, a robustez e a trajetória de algumas indústrias têm sido a chave não apenas para superar o momento de emergência, mas para demonstrar uma alta capacidade de resposta.

A indústria farmacêutica surgiu como a solução para este momento de crise. Em termos de pesquisa, o seu papel tem sido fundamental, não só na sua actividade no desenvolvimento de vacinas mas também na procura de soluções terapêuticas contra o coronavírus.

A indústria farmacêutica na Espanha liderou a corrida para encontrar um tratamento, sendo o país de Europa que mais participou de ensaior clínicos e o quarto no mundo.  Graças aos seus grandes investimentos em P&D e à constante renovação de suas unidades de produção, tem sido possível garantir o fornecimento de medicamentos específicos contra a Covid-19, bem como o fornecimento de medicamentos e princípios ativos do exterior em colaboração com a Agência Espanhola de Remédios. Em um contexto bastante hostil, a ativação de planos de contingência e a preponderância como setor têm sido essenciais.

A economia precisa contar com setores estratégicos para superar a crise e o setor farmacêutico é um deles. É uma indústria com um modelo de emprego qualitativo e projetado, e com forte atuação na produção e exportação de alta tecnologia. É o primeiro setor industrial que mais investe em P&D com 20% do gasto empresarial, de acordo com a pesquisa de 2019 sobre inovação nas empresas do INE. E esse investimento tem implicações positivas muito evidentes no campo da saúde, mas não desprezíveis nas esferas econômica, social e trabalhista.

Assim, a pandemia proporcionou à indústria farmacêutica uma grande oportunidade de se mostrar como um motor econômico e social na Espanha. É hora de valorizar essa indústria e explicar como ela nos ajudará a superar essa situação, pois nos fornecerá uma parte muito importante da solução. Estamos perante uma nova etapa incerta em que a solidez, a eficiência e as ações vão restaurar a confiança e não podemos esquecer que este é um elemento intangível fundamental para a recuperação econômica. Como indústria, é hora de se explicar e se explicar bem, com rigor, autoridade e, acima de tudo, com transparência.

BAIXAR

Autores

Georgina Rosell
Javier Marín
Tuca Figueira