Explorar. Inspirar
Artigo 7 abr 2021

Tendências de Healthcare

NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO NO SETOR SAÚDE

 

A pandemia provocada pela Covid-19 fez tremer a estrutura sanitária, social e econômica do nosso país. Nesse panorama, a robustez e a trajetória de algumas indústrias têm sido a chave não apenas para superar o momento de emergência, mas para demonstrar uma alta capacidade de resposta.

A indústria farmacêutica surgiu como a solução para este momento de crise. Em termos de pesquisa, o seu papel tem sido fundamental, não só na sua actividade no desenvolvimento de vacinas mas também na procura de soluções terapêuticas contra o coronavírus.

A indústria farmacêutica na Espanha liderou a corrida para encontrar um tratamento, sendo o país de Europa que mais participou de ensaior clínicos e o quarto no mundo.  Graças aos seus grandes investimentos em P&D e à constante renovação de suas unidades de produção, tem sido possível garantir o fornecimento de medicamentos específicos contra a Covid-19, bem como o fornecimento de medicamentos e princípios ativos do exterior em colaboração com a Agência Espanhola de Remédios. Em um contexto bastante hostil, a ativação de planos de contingência e a preponderância como setor têm sido essenciais.

A economia precisa contar com setores estratégicos para superar a crise e o setor farmacêutico é um deles. É uma indústria com um modelo de emprego qualitativo e projetado, e com forte atuação na produção e exportação de alta tecnologia. É o primeiro setor industrial que mais investe em P&D com 20% do gasto empresarial, de acordo com a pesquisa de 2019 sobre inovação nas empresas do INE. E esse investimento tem implicações positivas muito evidentes no campo da saúde, mas não desprezíveis nas esferas econômica, social e trabalhista.

Assim, a pandemia proporcionou à indústria farmacêutica uma grande oportunidade de se mostrar como um motor econômico e social na Espanha. É hora de valorizar essa indústria e explicar como ela nos ajudará a superar essa situação, pois nos fornecerá uma parte muito importante da solução. Estamos perante uma nova etapa incerta em que a solidez, a eficiência e as ações vão restaurar a confiança e não podemos esquecer que este é um elemento intangível fundamental para a recuperação econômica. Como indústria, é hora de se explicar e se explicar bem, com rigor, autoridade e, acima de tudo, com transparência.

BAIXAR
Georgina Rosell
Diretora Sênior da LLYC Barcelona
Mais de 15 anos assessorando a indústria farmacêutica em seus desafios de transformação cultural, reputação e inovação entre as que se encontram 7 das 10 principais empresas da indústria farmacêutica do Monitor de Reputação Sanitária MERCO 2020. Filha de médico e farmacêutica, Gina Rosell é também especialista no setor sócio sanitário, hospitalar, residencial e médico científico, âmbito no qual possui grande capacidade relacional a nível institucional e do terceiro setor.Sua formação como cientista política especializada en relações internacionais e Mestrado em Direção de Comunicação e Sustentabilidade lhe dá um enfoque de ampla dimensão nos desafios das organizações com resultados premiados internacionalmente por seu amplo impacto, sensibilidade e criatividade.Georgina leva más de dez anos na firma, da qual é Diretora Sênior e é líder da área de comunicação de saúde a nível europeu.
Javier Marín
Diretor Sênior Healthcare Américas
Javier Marin é um profissional de comunicação e assuntos públicos com experiência nos setores público e privado com mais de 20 anos de experiência em empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de ciências da vida. Ao longo de sua carreira desenvolveu campanhas de comunicação social para prevenção e cuidado para a Saúde do governo do México; comunicação corporativa, assuntos governamentais, comunicação interna, marketing, digital e responsabilidade social corporativa, além de programas de relacionamento com grupos de pacientes no México. Para a América Latina e em nível global, trabalhou em empresas como Merck & Co. (MSD) e Johnson & Johnson.
Tuca Figueira
Diretora de Saúde e Advocacy da LLYC no Brasil
Com mais de 20 anos de experiência em comunicação estratégica e de saúde, Tuca Figueira trabalhou com clientes como o Hospital de Santa Catarina, Biogen, Alexion, Departamento de Transporte Metropolitano do Estado de São Paulo, PepsiCo., entre outros. Especializada na área farmacêutica, gerenciamento de crises e branding institucional. Na LLYC, trabalha em projetos de gestão de reputação e em apoio às áreas de Comunicação, Advocacy, Acesso e Marketing, além de organizações de pacientes, com diversas indústrias. Tuca é formada em relações públicas pela Faculdade Cásper Líbero (SP) e especializada em Jornalismo Institucional pela PUC /SP. Possui MBA em Gestão de Comunicação Corporativa pela FECAP/SP e especialização em Advocacy e Políticas Públicas pelo PEC FGV / SP.
Quere saber mais?

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer nossa participação no seu próximo evento?