COMO ANTECIPAR RISCOS DE REPUTAÇÃO COMBINANDO INTELIGÊNCIA HUMANA E ARTIFICIAL (IA)

A resiliência na reputação tornou-se, de fato, uma variável fundamental para a continuidade e sustentabilidade dos negócios. No entanto, o risco reputacional continua sendo uma realidade complexa para muitos gestores, que reconhecem seu crescente impacto tangível, mas não sabem como administrar sua natureza intangível.

Em sua última pesquisa sobre riscos de gestão global, Aon classificou “danos à reputação ou à marca” como o segundo mais preocupante para os executivos, atrás apenas da lenta recuperação da economia. A seguradora explica que “pela natureza desse risco, as empresas tendem a subestimar seu impacto”, no entanto, “os estudos mostram uma correlação direta entre um golpe na reputação da empresa e seu valor para os acionistas”.

 

Resiliência e reputação

 

Identificar os riscos de reputação é o primeiro passo para prevenir seu impacto na continuidade dos negócios e na sustentabilidade da empresa. No artigo “Getting business resilience right”, a Bain & Company recomenda não tentar quantificar todo o universo de eventos negativos possíveis, nem o fazer apenas a partir da experiência acumulada, mas concentrar os esforços da organização na preparação para os riscos que, com uma visão holística, podem prejudicar o negócio em particular.

Neste artigo, você descobrirá como nós da LLYC abordamos a identificação e avaliação dos riscos de reputação que podem afetar os negócios de nossos clientes em maior escala. Construir soluções adaptadas às suas necessidades, combinando tecnologia e consultoria, com inteligência artificial e humana, aplicadas à prevenção de crises com impacto reputacional.

BAIXAR

Autores

Iván Pino
Juan Cardona
Miguel Lucas