Explorar. Inspirar
Artigo 18 fev 2021

COMO ANTECIPAR RISCOS DE REPUTAÇÃO COMBINANDO INTELIGÊNCIA HUMANA E ARTIFICIAL (IA)

A resiliência na reputação tornou-se, de fato, uma variável fundamental para a continuidade e sustentabilidade dos negócios. No entanto, o risco reputacional continua sendo uma realidade complexa para muitos gestores, que reconhecem seu crescente impacto tangível, mas não sabem como administrar sua natureza intangível.

Em sua última pesquisa sobre riscos de gestão global, Aon classificou “danos à reputação ou à marca” como o segundo mais preocupante para os executivos, atrás apenas da lenta recuperação da economia. A seguradora explica que “pela natureza desse risco, as empresas tendem a subestimar seu impacto”, no entanto, “os estudos mostram uma correlação direta entre um golpe na reputação da empresa e seu valor para os acionistas”.

Resiliência e reputação

Identificar os riscos de reputação é o primeiro passo para prevenir seu impacto na continuidade dos negócios e na sustentabilidade da empresa. No artigo “Getting business resilience right”, a Bain & Company recomenda não tentar quantificar todo o universo de eventos negativos possíveis, nem o fazer apenas a partir da experiência acumulada, mas concentrar os esforços da organização na preparação para os riscos que, com uma visão holística, podem prejudicar o negócio em particular.

Neste artigo, você descobrirá como nós da LLYC abordamos a identificação e avaliação dos riscos de reputação que podem afetar os negócios de nossos clientes em maior escala. Construir soluções adaptadas às suas necessidades, combinando tecnologia e consultoria, com inteligência artificial e humana, aplicadas à prevenção de crises com impacto reputacional.

BAIXAR
Iván Pino
Sócio e Diretor Sênior de Crise e Riscos
Pino é jornalista, formado em Ciências da Informação pela UCM, com mestrado em Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial pela UNED-UJI. Ele possui 20 anos de experiência em Comunicação e Reputação Corporativa, especializando-se em Comunicação Digital. Além disso, é coautor de “Claves del nuevo Marketing. Cómo sacarle partido a la Web 2.0” (2009, Gestión 2000) e também foi editor do primeiro e-book em espanhol sobre comunicação em redes sociais: “Tu Plan de Comunicación en Internet. Paso a Paso” (2008). Além disso, ele é orador e professor do Mestrado em Comunicação Corporativa e Institucional da Universidade Carlos III e Unidad Editorial, e do Mestrado de Comunicação Corporativa e Publicitária da Universidade Complutense de Madrid.
Juan Cardona
Diretor Sênior da Área Liderança e Posicionamento Corporativo da LLYC em Madri
Cardona tem 20 anos de experiência profissional nas áreas de comunicação corporativa, reputação e responsabilidade social, tendo assessorado a estratégia de comunicação de inúmeras empresas internacionais e negociadas na Bolsa. Foi Diretor de Operações em Excelência Corporativa e Diretor de Responsabilidade e Reputação Corporativa da Ferrovial.
Miguel Lucas
Data Business Leader da LLYC
Data Business Leader de LLYC. Licenciado em Engenharia de Telecomunicações. Trabalhou 10 anos no desenho, fabrico e lançamento no mercado de buscadores de âmbito corporativo, redes abertas e deep web. Especializou-se no desenho de algoritmos de ranking para motores de pesquisa, e no processamento da linguagem natural automatizada. Em 2008 põe em marcha Acteo, empresa desde a qual colaborou com LLYC no desenho e implantação de diferentes tipos de soluções, como o BEO e o MRO da área Digital, e participou na execução e posta em marcha de múltiplos projetos de desenvolvimento da identidade digital. Atualmente, exerce as funções de Data Business Leader para desenvolver estratégias de exploração de dados e métricas que proporcionem valor à reputação e ao negócio dos clientes.
Quere saber mais?
Artigos
    Profissionais

      Queremos colaborar com você

      Qual o seu desafio?

      Quer fazer parte da nossa equipe?

      Quer nossa participação no seu próximo evento?