Ativismo de marca ou corporativo. Em que consiste, por que te interessa e como você pode aplicá-lo.

Quando escutamos a expressão “ativismo de marca” ou “ativismo corporativo” nos vêm à cabeça ideias muito diferentes, até mesmo contraditórias. Neste artigo, resultado da reflexão e debate entre profissionais de diferentes áreas de especialidade da LLYC, tratamos de proporcionar algumas referências de utilidade sobre seu significado, benefícios e métodos de aplicação.

Que sirva como introdução que, quando falamos de “ativismo”, falamos de uma determinada forma de “ativar” o propósito das empresas e suas marcas, para que não fique em uma mera declaração; mas para que ajude a impulsionar tanto a competitividade como a sustentabilidade do negócio.

Uma “ativação” do propósito que vai além da sensibilização sobre uma questão social ou da visibilização de uma causa cívica. Não nos referimos a uma “ativação” destinada a provocar mudanças reais e efetivas na sociedade. De um modo de ativar o propósito que atrai, vincula e, sobretudo, mobiliza vontades entre os clientes, colaboradores e demais grupos de interesse da marca.

A pandemia também acelerou esta tendência, que já vinha sendo desenvolvida nos últimos anos, provocando que as empresas destinem recursos à defesa de causas de interesse geral, relacionadas com os efeitos da crise da saúde e econômica. Mas o que vai ocorrer de agora adiante? Crescerá o ativismo como conduta e atitude entre as marcas? Esperamos que as ideias deste artigo te ajudem a obter suas próprias respostas.

BAIXAR

Autores

Iván Pino