O novo paradigma da indústria farmacêutica: desafios e inovação na era pós-COVID19

Ao longo dos anos, a indústria farmacêutica vem confirmando a importância de saber se adaptar a um contexto mutável e versátil. As necessidades sociais, econômicas e de bem-estar evoluíram e se transformaram nas últimas décadas, o que fez com que a indústria se visse obrigada a integrar a flexibilidade na sua forma de interagir com essas novas e renovadas necessidades da sociedade, prevalecendo a agilidade, a eficiência e a democratização.

Atualmente, vivemos em um sistema globalizado, no qual as políticas na área da saúde, bem como as abordagens que os diferentes sistemas políticos fazem sobre os seus pilares de bem-estar, são totalmente voláteis e instáveis, dificultando o estabelecimento de um discurso transversal sobre o que é essencial e fundamental: a saúde dos cidadãos em todo o mundo. Nesse cenário, surgem diferentes desafios para a indústria farmacêutica, que incluem enfatizar o valor agregado de seu trabalho para além de sua reputação questionada por algumas vozes críticas, bem como favorecer o diálogo entre os agentes do setor e as instituições, para juntos construírem um mundo melhor para todos.

Na Espanha, o sistema de saúde é postulado como um dos pilares essenciais do Estado de bem-estar, porém, em muitas ocasiões, as políticas de investimento, inovação e de saúde como um todo não têm respondido ao cenário em que nos encontramos.

A indústria farmacêutica na Espanha não só teve que lidar com as dificuldades econômicas e diferenças políticas do país nas últimas décadas, como também enfrentou um contexto de “infodemia” – abundância de informações, em sua maioria pouco rigorosas – o que tem conduzido a conceitos muito relevantes como “desinformação médica” que estão altamente integrados ao discurso dos cidadãos e que, inevitavelmente, modificam as ações dos diversos agentes do sistema de saúde e farmacêutico e suas respetivas decisões.

Em um novo paradigma – no qual o paciente é muito mais empoderado, capaz de tomar decisões criteriosas e tem mais acesso às informações de interesse nas esferas política, econômica e social – é essencial que a indústria identifique quais são seus desafios mais imediatos e proponha formas de abordá-los ativamente, a fim de conquistar a confiança real dos cidadãos.

Assim, este documento aborda alguns desses desafios e apresenta reflexões para abordar os diferentes cenários.

BAIXAR

Autores

María Cura
Georgina Rosell