Explorar. Inspirar
Artigo 9 set 2020

O novo paradigma da indústria farmacêutica: desafios e inovação na era pós-COVID19

Ao longo dos anos, a indústria farmacêutica vem confirmando a importância de saber se adaptar a um contexto mutável e versátil. As necessidades sociais, econômicas e de bem-estar evoluíram e se transformaram nas últimas décadas, o que fez com que a indústria se visse obrigada a integrar a flexibilidade na sua forma de interagir com essas novas e renovadas necessidades da sociedade, prevalecendo a agilidade, a eficiência e a democratização.

Atualmente, vivemos em um sistema globalizado, no qual as políticas na área da saúde, bem como as abordagens que os diferentes sistemas políticos fazem sobre os seus pilares de bem-estar, são totalmente voláteis e instáveis, dificultando o estabelecimento de um discurso transversal sobre o que é essencial e fundamental: a saúde dos cidadãos em todo o mundo. Nesse cenário, surgem diferentes desafios para a indústria farmacêutica, que incluem enfatizar o valor agregado de seu trabalho para além de sua reputação questionada por algumas vozes críticas, bem como favorecer o diálogo entre os agentes do setor e as instituições, para juntos construírem um mundo melhor para todos.

Na Espanha, o sistema de saúde é postulado como um dos pilares essenciais do Estado de bem-estar, porém, em muitas ocasiões, as políticas de investimento, inovação e de saúde como um todo não têm respondido ao cenário em que nos encontramos.

A indústria farmacêutica na Espanha não só teve que lidar com as dificuldades econômicas e diferenças políticas do país nas últimas décadas, como também enfrentou um contexto de “infodemia” – abundância de informações, em sua maioria pouco rigorosas – o que tem conduzido a conceitos muito relevantes como “desinformação médica” que estão altamente integrados ao discurso dos cidadãos e que, inevitavelmente, modificam as ações dos diversos agentes do sistema de saúde e farmacêutico e suas respetivas decisões.

Em um novo paradigma – no qual o paciente é muito mais empoderado, capaz de tomar decisões criteriosas e tem mais acesso às informações de interesse nas esferas política, econômica e social – é essencial que a indústria identifique quais são seus desafios mais imediatos e proponha formas de abordá-los ativamente, a fim de conquistar a confiança real dos cidadãos.

Assim, este documento aborda alguns desses desafios e apresenta reflexões para abordar os diferentes cenários.

BAIXAR
María Cura
Sócia e Diretora-Geral da LLYC na Barcelona
Maria Cura se incorporou em abril de 2010 como diretora geral do escritório de Barcelona e desde 2012 é sócia da empresa. Desde sua incorporação, esta operação experimentou um importante crescimento.Maria assessorou em Gené & Associados a clientes de âmbito institucional, como a Generalitat de Catalunya, o Governo de Andorra ou o Futebol Club Barcelona, entre outros. Posteriormente se incorporou como Diretora Corporativa de Marketing e Comunicação a USP Hospitais, empresa da qual foi sócia e membro do Comité Executivo, e na qual criou a área de RSC e a Fundação Alex, de cujo Patronato formou parte.
Georgina Rosell
Diretora Sênior da LLYC Barcelona
Mais de 15 anos assessorando a indústria farmacêutica em seus desafios de transformação cultural, reputação e inovação entre as que se encontram 7 das 10 principais empresas da indústria farmacêutica do Monitor de Reputação Sanitária MERCO 2020. Filha de médico e farmacêutica, Gina Rosell é também especialista no setor sócio sanitário, hospitalar, residencial e médico científico, âmbito no qual possui grande capacidade relacional a nível institucional e do terceiro setor.Sua formação como cientista política especializada en relações internacionais e Mestrado em Direção de Comunicação e Sustentabilidade lhe dá um enfoque de ampla dimensão nos desafios das organizações com resultados premiados internacionalmente por seu amplo impacto, sensibilidade e criatividade.Georgina leva más de dez anos na firma, da qual é Diretora Sênior e é líder da área de comunicação de saúde a nível europeu.
Quere saber mais?

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer nossa participação no seu próximo evento?