Explorar. Inspirar
Consumer Engagement 8 jul 2020

Desafios dos CMOs

57

Descobrir e compartilhar os desafios chave dos CMOs após a irrupção da COVID-19. Esse é o objetivo chave deste estudo internacional que apresentamos pela LLYC em colaboração com Wakigami, com o qual pretendemos divulgar a nova realidade que os profissionais de marketing e suas organizações enfrentam.

Uma realidade que multiplica ainda mais – se isso for possível – a relevância da área que representa, tornando-se, em muitas ocasiões, a primeira linha de contato com clientes que demandam informações, segurança e confiança como nunca antes.

O estudo analisa os seguintes pontos chave em primeira pessoa:

  • Analisar como os desafios e prioridades dos CMOs e suas organizações variaram em relação a:
    • Formatos de investimento em comunicação e marketing.
    • Ações focadas no reforço da segurança e confiança do consumidor.
    • Territórios de ativação de suas marcas.
    • Desafios de negócios e organização.
  • Descobrir quais fatores externos são os mais preocupantes para os próximos meses.
  • Determinar quais ações chave já estão desenvolvendo.

O relatório foi preparado com base nas respostas fornecidas entre 21 de maio e 5 de junho de 2020 por quase 100 responsáveis pelo marketing de empresas líderes em 11 mercados (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,Equador, Espanha, México, Portugal, Panamá, Peru e República Dominicana). A lista completa de participantes pode ser encontrada no final deste relatório.

BAIXAR
David González Natal
Sócio e Líder Global da Área Consumer Engagement da LLYC
David González Natal iniciou sua carreira profissional na LLYC em 2014. Sua progressão tem sido constante, ocupando vários cargos nos quais ele demonstrou seu valor pelo gerenciamento de equipes e clientes. Atualmente, é diretor sênior e líder global na área, coordenando oito mercados (Espanha, Portugal, Colômbia, Argentina, México, Peru, Brasil e Panamá). Dirigiu projetos emblemáticos para Coca-Cola, Campofrío, Telefónica, BBVA, Multiópticas ou Gonvarri, vencedores de mais de 70 prêmios nacionais e internacionais em comunicação, criatividade e marketing. Formado em jornalismo pela Faculdade Complutense de Madri e CCO global pela ESADE, trabalhou em meios como El Mundo e Cadena Ser, além do departamento de imprensa do Círculo de Belas Artes de Madri e coordenador-chefe da agência Actúa Comunicação. Ele também é professor de storytellinga e estratégia de marca em várias universidades e escolas de negócios, incluindo Esade, IE e Carlos III.
Daniel Vecino
Fundador da Wakigami
Especialista em estratégia ágil, inovação, modelos de negócio e neuromarketing. Criador e autor do best-seller “El Plan del Héroe” e do famoso modelo de negócio “The Fighting Company”. Fundador da Wakigami, uma empresa que impulsiona a evolução, inovação e diferenciação ágil de organizações de todo o mundo, facilitando a superação constante dos desafios do negócio. Até 2019, 6 empresas fundadas em setores tão diversos como da tecnologia e mobile payment, estratégia, marketing e comunicação. Mais de 400 eventos como divulgador ao longo da sua carreira profissional.
Marlene Gaspar
Diretora das áreas Consumer Engagement e Digital da LLYC em Portugal
Atuou em vários setores de atividade, como o mercado financeiro, de distribuição, setor automóvel, empresas de grande consumo, telecomunicações, transportes e serviços. Possui mais de 15 anos de experiência profissional como responsável pela comunicação de marcas em agências multinacionais de publicidade como a Grey, Leo Burnett, Lintas e a Young & Rubicam. Ao longo dessa trajetória, ela elaborou um projeto de criação de conteúdos de caráter local: Lisbon South Bay, um blogue dedicado à vida na margem sul do rio Tejo. Ela é formada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior Novas Profissões e realizou uma pós-graduação em Marketing e Negócios Internacionais na Faculdade de Administração INDEG-ISCTE, em Lisboa.
Hugo Valdez Padilla
Diretor da área Consumer Engagement da LLYC em Mexico
Valdez é formado em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey, cursou produção documental na Universidade de Havana, assim como marketing, publicidade e relações públicas na Universidad Pontificia Comillas. Conta com 16 anos de experiência como consultor na área de comunicação e construção de marcas, tendo atuado para mais de 10 indústrias, 30 marcas e instituições reconhecidas como AVON, Beam Global, Gatorade, Lilly-ICOS, Ministério do Turismo de Quebec, Purina, Saks Fifth Ave., Whirlpool, Wilson Sports e Energizer, pela qual ganhou um reconhecimento cedido pelo IAB México, na categoria de campanha de responsabilidade social corporativa. Além disso, Valdez atuou como diretor de Relações Públicas para a Vice México e como diretor de Marketing e Relações Públicas para a Silent Circle na América Latina.
Guillermo Tejada
Gerente da Área Consumer Engagement da LLYC no Panamá
Tejada conta com 15 anos de experiência na área de comunicação estratégica, tendo se especializado, nos últimos anos, em Comunicação de Marca e Marketing Digital. Integrou parte da equipe de consultores que liderou projetos para grandes marcas, de diferentes setores, como o de turismo, consumo de massa, hotelaria, aviação, automotivo, bancário, telecomunicações, saúde e farmácia, geração e distribuição de energia elétrica, entre outros. Também trabalhou para a administração pública panamenha, tendo feito parte da equipe de comunicação de alguns de seus projetos. Como parte de seu trabalho na área de consultoria de comunicação da marca, liderou a coordenação de outros atores, como agências de publicidade, de BTL, de mídia (ATL) e agências digitais. Nos últimos anos, também assessorou a comunicação de Organizações Internacionais durante projetos voltados à defesa dos Direitos Humanos e de Não-Discriminação.
Jon Pérez Urbelz
Diretor da área Consumer Engagement da LLYC em Perú
Pérez se formou em jornalismo pela Universidad de Navarra e possui mestrado em Comunicação Política e Institucional pela Universidad de Navarra e The George Washington University. Possui mais de dez anos de experiência em comunicação, principalmente no setor jurídico, durante o qual trabalhou em comunicação corporativa, comunicação online, comunicação interna e comunicação de crise. Atualmente, é especialista em projetos de marca do empregador e engajamento de funcionários.
Alejandra Aljure
Diretora da área Consumer Engagement da LLYC em Colômbia
É comunicadora Social com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas formada pela Pontifícia Universidade Javeriana, com especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade dos Andes. Durante mais de seis anos, em seus nove anos de experiência, esteve vinculada a empresas de consultoria em comunicação, liderando projetos de posicionamento de marcas e gerenciamento de crises nos setores de tecnologia, aéreo, varejo, farmacêutico e alimentício. Da mesma forma, esteve, por três anos, vinculada a trabalhos na área de Assuntos Corporativos da companhia aérea LATAM. Na LLYC, liderou projetos para marcas como TigoUne, Maggi, Jerónimo MartinsPrimax e TDT.
Daniela Augusto
Diretora da area Consumer Engagement da LLYC em Brasil
Com master em marketing e comunicação corporativa pela Profissional DataGest, em Bolonha, Itália, Daniela atua como Diretora de Contas com a missão de apoiar a equipe no desenho de estratégias de comunicação. Possui mais de 15 anos de experiência na área trabalhando para clientes de diferentes setores. No âmbito corporativo, trabalhou para Grupo CCR, Gomes da Costa, IATA, Viação Cometa, Lego Education, Scania Latin America entre outros. Acumula grande experiência em televisão, em emissoras como TV Globo e Rede Record.
Alejandro Martinez
Diretor da Área Consumer Engagement e Digital da LLYC na Argentina
É consultor especialista em Branding e estratégias digitais. Bacharel em Marketing pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Martinez tem ainda certificação em Marketing Digital pela Digital House. Trabalhou com empresas multinacionais e realizou mais de 50 projetos em agências de marketing e publicidade e  há mais de 15 anos gerencia e desenvolve estratégias para contas corporativas e de consumo de massa, liderando projetos de Branding e de transformação digital. Em 2013, o Google premiou um de seus projetos como case de sucesso e em 2017, esteve envolvido no desenvolvimento de um aplicativo que ganhou grande repercussão na mídia da Argentina, alcançando o primeiro lugar na lista dos aplicativos mais baixados na App Store por uma semana.
Carlos Llanos
Diretor-Geral da LLYC em Ecuador
Possui um mestrado em Direção de Marketing e Gestão Comercial pela Universidade do Pacífico, em Lima, e é licenciado em Ciências da Informação, com especialidade em jornalismo, pela Universidade de Piura. Conta com mais de 17 anos de experiência na área de consultoria, durante os quais criou e desenvolveu estratégias de comunicação nos setores financeiro, tecnológico, mineiro, energético e de hidrocarbonetos, de grande consumo, serviços profissionais, turismo, construção e infraestruturas, saúde e beleza, telecomunicações, entretenimento, entre outros… Na LLYC Peru, coordenou várias iniciativas e projetos de Consumer Engagement para clientes como a Backus AB InBev, BELCORP, Ésika, Huawei, McDonald’s e Saga Falabella, entre outras.
Marcos Sepúlveda
Diretor Geral para o Chile
Engenheiro Comercial da Universidade Santa María (USM) do Chile e MBA em Gestão de Negócios pela mesma Universidade; possui um mestrado em Marketing e Gestão Comercial pela Escola de Negócios da Universidade Adolfo Ibáñez (UAI), um diploma em Marketing de Gestão pela Universidade Austral, Buenos Aires e um mestrado em Comunicação Política e Assuntos Públicos pela AIU. Também tem um histórico importante em cargos de gerência comercial e de marketing. Entre outros, foi Gerente de Marketing, Diretor Executivo do Chile e Chefe de Assuntos Públicos da América na International Copper Association (ICA).
Quere saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar com você

        Qual o seu desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipe?

        Quer nossa participação no seu próximo evento?