Artigo 4 mar 2020

Buscam-se talentos: os 8 pontos chave do branding dos empregadores

71

“Nenhuma empresa pode ser melhor ou pior do que as pessoas que a compõem”, disse o filósofo japonês Kaoru Ishikawa. E ele estava certo. Atualmente, o capital humano é chave para todas as empresas e, por sua vez, supõe um grande desafio recrutar pessoas qualificadas, talentosas e comprometidas com a empresa.

Quase 60% das empresas que sofrem rotatividade voluntária têm problemas para recrutar. Percentual que chega a 95% no caso das empresas de tecnologia em grande parte devido à escassez de pessoal qualificado e à alta demanda por determinados perfis. Essa situação não é nova, nem a guerra por talentos que os profissionais de RH enfrentam em suas vidas diárias.

Na LLYC nos perguntamos sobre quais aspectos influenciam um candidato a escolher uma empresa ou outra para trabalhar? Independentemente do momento profissional em que o candidato está ou da situação em que um determinado setor de negócios está passando, na LLYC acreditamos que a percepção da marca, o conhecimento da empresa que possui um funcionário em potencial, é chave na tomada de decisão. Essa percepção é construída a partir de oito atributos que influenciam a capacidade das empresas de atrair talentos.

Eles são, em nossa opinião, as oito chaves do branding de empregador.

David González Natal
Sócio e Líder Global da Área Consumer Engagement da LLYC
David González Natal iniciou sua carreira profissional na LLYC em 2014. Sua progressão tem sido constante, ocupando vários cargos nos quais ele demonstrou seu valor pelo gerenciamento de equipes e clientes. Atualmente, é diretor sênior e líder global na área, coordenando oito mercados (Espanha, Portugal, Colômbia, Argentina, México, Peru, Brasil e Panamá). Dirigiu projetos emblemáticos para Coca-Cola, Campofrío, Telefónica, BBVA, Multiópticas ou Gonvarri, vencedores de mais de 70 prêmios nacionais e internacionais em comunicação, criatividade e marketing. Formado em jornalismo pela Faculdade Complutense de Madri e CCO global pela ESADE, trabalhou em meios como El Mundo e Cadena Ser, além do departamento de imprensa do Círculo de Belas Artes de Madri e coordenador-chefe da agência Actúa Comunicação. Ele também é professor de storytellinga e estratégia de marca em várias universidades e escolas de negócios, incluindo Esade, IE e Carlos III.
María Obispo
Diretora da Área Digital
Maria é uma especialista em marcas patronais, defesa dos empregados e digitalização. Ela trabalha na LLYC há dez anos. Ela tem mais de 14 anos de experiência no mundo da comunicação, tanto em empresas de mídia e seguros como em empresas cotadas em bolsa. É licenciada em jornalismo pela Universidade de Navarra e tem um PDD da Escola de Negócios IESE. Ela participa como professora convidada em diferentes cursos de mestrado e pós-graduação. Durante a sua carreira assessorou algumas das principais marcas e empresas em Espanha como Repsol, Mercadona, Caixabank ou Campofrío.
Bárbara Ruiz
Gerente da Área Branding da LLYC na Espanha
Especializada em “branding”, Bárbara Ruiz desempenhou anteriormente as suas funções em diferentes áreas de várias empresas (finanças, marketing e comércio exterior), o que lhe permitiu adotar uma visão holística da marca, entendida como uma promessa de valor, que toda a firma deverá tornar realidade através da experiência de marca. Bárbara participou em vários projetos estratégicos das principais consultoras, para marcas como CaixaBank, LaLiga, Hitachi Cooling & Heating, Orange, Riu Hotels & Resorts, Foster’s Hollywood, Licor 43, Pernod Ricard e Ron Barceló, entre outras. Possui um máster em Gestão e Direção de Marcas do MSMK, e estudou em universidades de reconhecido prestígio, como a Fordham University (Nova Iorque EUA), Marquette University (Milwaukee, EUA), Johannes Kepler Universitat (Linz, Áustria) e Boston University (Boston, EUA) e no ETEA (Córdoba, Espanha) onde se licenciou em Administração de Empresas.
Quere saber mais?
Especialidades
Profissionais

    Queremos colaborar com você

    Qual o seu desafio?

    Quer fazer parte da nossa equipe?

    Quer nossa participação no seu próximo evento?