Artigo 17 maio 2018

Gestão de comunicação em reestruturações internas: 10 dicas para evitar erros

671

Quando uma empresa enfrenta uma reestruturação interna, é comum que sua reputação seja afetada negativamente, independentemente de quão justificada a medida possa ser. A gestão da comunicação se mostra um fator essencial nestes casos, tanto como ferramenta facilitadora durante a fase de negociação, como para tentar minimizar o impacto ao longo do processo.

Além disso, nestas situações podem surgir elementos condicionantes, capazes de agravar a situação, e que podem afetar não apenas a reputação da companhia, mas também o funcionamento normal do negócio.

Diante destas situações, é preciso levar em conta algumas recomendações, a fim de evitar alguns erros que ocorrem com bastante frequência no gerenciamento de comunicação. O artigo repassa dez destas situações, entre as quais estão, por exemplo, a necessidade de alinhar-se à estratégia jurídica, a conveniência de ter materiais e cenários previstos e preparados e a exigência de manter a vontade negociadora durante o desenrolar das ações.

Luis González
Diretor da Área Talent Engagement
Com 20 anos de experiência profissional, é especialista em comunicação de crise, reestruturações e falências e relações com a imprensa, tendo se especializado em sua carreira nos setores de infraestrutura, imobiliário, alimentação, saúde e indústria. Foi diretor das operações da LLYC no Chile (2014-2016) e em Portugal (2012). Antes, foi editor do Diario Médico, editor-chefe dos canais de televisão locais Teletoledo e TV Guadalajara e assessor de imprensa e diretor de expansão da agência de publicidade Tactics Europe. É jornalista, formado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri; é professor convidado de vários cursos de mestrado em Comunicação Estratégica.
Alba García
Gerente da Área Litígios
É licenciada em Publicidade e Relações Públicas e Mestre em Comunicação Empresarial e Publicitária, ambos pela Universidade Complutense de Madri. Coordenou os Mestrados da UCM em "Comunicação de Instituições Públicas e Políticas" e "Comunicação Corporativa e Publicitária". Na LLYC, Alba trabalhou em diversos projetos de comunicação nos últimos anos, durante disputas judiciais e ações de reestruturação. Nesta área, liderou a campanha desenvolvida para a crise de reputação da Vitaldent, ganhadora do Stevie Award, em 2017. Também ocupou diversas funções em projetos de comunicação corporativa para clientes como Coca-Cola, Burger King, Mercadona, Atento e Faurecia.
Baixar materiais

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Gestão de comunicação em reestruturações internas: 10 dicas para evitar erros

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?