O matrimônio do político com a economia

O Brasil se encontra em um momento de renovação e recuperação lenta, porém progressiva. Essas mudanças que ocorrem no país o colocam no centro das atenções no cenário internacional, mostrando o seu potencial referente às relações comerciais. Se essas tendências vistas agora continuarem, uma mudança muito positiva pode ocorrer no Brasil, além de um crescente interesse de observadores internacionais na região. A visita de Mariano Rajoy ao Brasil e Uruguai, prevista para a próxima semana, indica o início dessas abordagens. Esta conjuntura apresenta uma oportunidade perfeita para analisar a postura real do país, seu governo e seus principais desafios políticos e comerciais.

Neste artigo do Desenvolvendo Ideias, procuramos analisar o país e apresentar um retrato da situação atual para que possa ser usado como um guia para aqueles que desejam saber os detalhes das discussões das quais podem ter que participar ao iniciar relações comerciais.

Não nos atrevemos a insinuar que um país complexo como o Brasil poderia caber totalmente nas poucas páginas de um artigo, mas apresentamos uma breve introdução para aqueles no exterior e adiantamos as oportunidades oferecidas por um país em recuperação e com um crescente otimismo cauteloso.

 

Marco Antonio Sabino, sócio e presidente da LLORENTE & CUENCA Brasil

Material para download