Espanha desafia a crise econômica e enfrenta uma nova reforma política

A visita oficial do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, ao Brasil e ao Uruguai nos próximos dias 24 a 26 de abril, reveste-se de significativa importância porque tratará de criar vínculos entre a União Europeia e o Mercosul. Por sua vez, é realizada em um contexto em que a Espanha se apresenta como a melhor opção para representar a Europa. Os protecionismos e nacionalismos levaram instabilidade e incerteza aos governos dos países líderes da Europa (França, Alemanha, Itália…) e o Brexit ameaça a estabilidade da própria União Europeia.

Com a saída dos Estados Unidos das relações comerciais com a região, o vazio poderia ser compensado com o estabelecimento de relações comerciais bilaterais entre a América Latina e a Europa, e possibilitaria um impulso para ambas as economias, tendo a Espanha como uma ponte entre as duas. Esta conjuntura representa uma grande oportunidade para a Espanha que, com inúmeros laços históricos e culturais, agregados ao alto volume de investimentos ibero-americanos por parte de empresas espanholas, poderia levar a Espanha à liderança Europeia.

Neste artigo do Desenvolvendo Ideias apresentamos uma visão geral do panorama político espanhol, com o objetivo de trazer orientação àqueles interessados em aprofundar a compreensão sobre a situação político-social da Espanha hoje.

José Antonio Zarzalejos, Assessor Externo da LLORENTE & CUENCA 

Material para download