UNO#27: A era da pós-verdade: realidade vs. percepção

Segundo o dicionário de Oxford “pós-verdade” foi a palavra do ano de 2016. E o horizonte político e social confirma que durante os próximos meses o panorama será marcado por esta conjuntura da pós-verdade, que consiste na relativização da veracidade, na banalização da objetividade dos dados e na supremacia do discurso emotivo.

Exemplos disso foram acontecimentos que poucos vaticinavam como a decisão de abandonar a União Europeia por parte dos cidadãos britânicos, surpresas como a recusa colombiana no referendo sobre o acordo de paz com as FARC ou a vitória de Trump nas eleições estadunidenses.

Todos estes marcos têm um denominador comum: as crenças pessoais ganharam força diante da lógica e acabaram assentando-se como convicções compartilhadas pela sociedade, provocando o desconcerto da opinião pública.

Neste número de UNO abordamos este cenário incerto e qual deve ser o papel dos meios de comunicação para se conectarem com as audiências diante da desconfiança e da falta de credibilidade.

Convidamo-lo a ler este número de UNO em espanholinglês e português.

 

Arturo Pinedo, Sócio e Diretor Geral e Responsável pelas operações da consultoria em Espanha e Portugal da LLORENTE & CUENCA


Iván Pino, Diretor de Comunicação Online da LLORENTE & CUENCA