James Bond contra o Dr. Brexit

No man is an island. No country by itself. (Nenhum homem é uma ilha. Nenhum país vive por si só.) Este é o lema das pessoas que são a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia e foi exibido em uma camiseta usada por Daniel Craig, o ator que atualmente interpreta o famoso agente secreto 007, fotografado recentemente para mostrar o seu apoio à iniciativa.

Oito meses se passaram desde que o Reino Unido realizou um referendo no dia 23 de junho de 2016 para decidir se permaneceria ou sairia da União Europeia. Uma pequena maioria votou sim para a saída e desde então, muito foi escrito e discutido sobre esse salto da incerteza tanto para o Reino Unido como para o futuro da União Europeia.

Por outro lado, em um contexto internacional volátil, que é resultado da chegada de Trump à presidência dos Estados Unidos, temos a visão imperial de Putin e a ascensão do populismo em uma União Europeia que, em 2017, terá eleições em dois de seus grandes países.

As pessoas que pensam como James Bond, e não são poucas, terão que lutar muito contra os riscos do Brexit, para reconstruir a confiança nos dois lados do canal e para que a União Europeia e o Reino Unido parem de ser vistos como a origem de todos os males.

José Isaías Rodríguez, conselheiro da LLORENTE & CUENCA na Espanha

Material para download