UNO #26: A classe dirigente e o poder dos cidadãos

Perante a globalização e as mudanças vistas atualmente, as empresas, instituições e políticos estão cada vez mais vulneráveis à opinião pública e suas demandas. A transparência parece ser uma prioridade da cidadania que, com grande força, mudou radicalmente o rumo dos países e dessa forma, do mundo todo, por meio de mobilizações e do poder eleitoral.

Acontecimentos recentes mostram que esse processo de mudança continua surpreendendo a muitos e tem abalado tudo que já era dado por certo: o acordo de paz na Colômbia, a vitória de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, o impeachment histórico de Dilma Rousseff, a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), entre outros acontecimentos.

Esta edição de UNO analisa as causas e consequências dessas tendências, assim como o novo poder das pessoas. Além disso, discute a importância da busca constante por transparência por parte da sociedade civil e como isso afeta as mudanças nas ações e sociedades das classes dominantes. A publicação UNO busca fornecer um panorama global completo das novas políticas, da nova retórica – ou da falta dela – e do novo poder público como a nova força de mudanças.

Convidamos você para ler essa edição de UNO, produzida em espanhol, inglês e português do Brasil.

Claudio Ramírez, sócio e Diretor-Gerente da LLORENTE & CUENCA Chile

José Isaías Rodríguez, Conselheiro Sênior da LLORENTE & CUENCA