Reformas 2.0 na América Latina: lograr crescimento com desenvolvimento

O mundo mudou e a globalização encurtou distâncias, mostrando-nos que os continentes agora estão mais próximos, gerando novos desafios, novas prioridades e novos mercados. Além de símbolos que unem (e unificam) um país, também há características que aproximam os continentes.

Quanto ao panorama da região latino-americana, em muito pouco tempo o viés da análise sobre sua situação econômica mudou radicalmente. Neste momento, avalia-se de maneira completamente oposta a que, até muito pouco tempo atrás, se considerava como a década “dourada”, na atualidade todos os organismos internacionais coincidem em assinalar a situação como preocupante.

O desafio não é recuperar o crescimento, mas conseguir desenvolvimento. Para isto é necessária uma mudança estrutural no modelo de desenvolvimento, baseada na competitividade que se obteria mediante a educação qualificada, infraestruturas ou investimento em altas tecnologias a fim de chegar a diversificar o aparato produtivo, agregando maior valor às matérias-primas.

Neste informe especial analisa-se a situação da América Latina, seus acertos e erros na gestão e as oportunidades de se obter desenvolvimento econômico junto com um desenvolvimento sustentável.

Arturo Pinedo, sócio e diretor-geral para Espanha e Portugal da LLORENTE & CUENCA

Tiago Vidal, diretor-geral da LLORENTE & CUENCA Portugal

Material para download