UNO#23: Os novos desafios da Responsabilidade Social Corporativa

A Responsabilidade Social Corporativa sofreu nos últimos anos uma transformação radical. De ações voluntaristas mais ou menos ligadas à estratégia corporativa e instaurada de forma transversal que buscam uma criação de valor compartilhado com os diferentes públicos de interesse, passamos a uma necessidade de profissionalização em termos empresariais. 

Radica na RSC a resposta a grandes perguntas corporativas formuladas nos dias de hoje: Como nos relacionalmente emocionalmente com os nossos públicos? O que nos vincula a eles? Podemos estabelecer um diálogo sincero e transparente? Existem, portanto, novos desafios que darão soluções às necessidades apresentadas em matéria da RSC, como podem ser o uso de métricas que permitam a rastreabilidade das ações da RSC, a gestão da diversidade de gênero, o investimento socialmente responsável ou a mobilidade sustentável, entre outros, têm cada vez mais peso.

A RSC está viva e podemos afirmar que como prática viva que é sofrerá grandes transformações nos próximos tempos. Pouco resta do início do marketing social em mudança ações estratégicas em nível digital ou de relacionamento com o consumidor baseadas em um storytelling social em projetos sólidos da RSC vão cobrando cada vez mais força.

Com este número de UNO pretende-se pôr na mesa alguns dos desafios da RSC e mostrar como esta tem um papel fundamental na gestão da reputação corporativa.

Georgina RosellDiretora da área de RSC e Fundações Corporativas na LLORENTE & CUENCA Barcelona