UNO #22: Litígios, Comunicação e Reputação

A relação entre as empresas e os cidadãos mudou. Cada vez mais, as empresas entram em um novo entorno onde o poder da sociedade aumenta e ela exige às corporações responsabilidade e transparência em suas atividades empresariais. Esta exigência confere maior relevância para aquelas pessoas, tanto jurídicas como físicas, imersas em processos judiciais.

Diante deste novo panorama, as organizações, além de estarem submetidas ao controle e avaliação das instituições reguladoras, o estão também ao dos cidadãos. Esta “apuração permanente” faz com que as organizações devam se adaptar às exigências da sociedade para assegurar a continuidade de relações baseadas na confiança e, em última instância, na permanência do negócio. Assim, praticamente diariamente observamos na imprensa referências aos chamados “processos judiciais”, o que põe em evidência que uma gestão correta das relações com os cidadãos e os litígios que uma empresa deve lidar seja chave para preservar a reputação da organização.

Nesta UNO#22, procura-se analisar e debater sobre a gestão dos litígios nas organizações e sua influência nas relações com os cidadãos.

Nós lhe convidamos para a leitura deste número da UNO em espanholinglês e português do Brasil.

Luis Miguel Peña, Diretor Sênior da Área de Litígios da LLORENTE & CUENCA Espanha