Novos tempos para a América Latina

A América Latina enfrentou, neste ano de 2015, mudanças no cenário internacional que evidenciaram a necessidade da região de se adaptar melhor à realidade atual. Assim, a abertura de Cuba ou o auge da China representaram um aumento da concorrência que dificultou o desenvolvimento da região.

Diante desta situação, a América Latina deve tomar decisões que definam sua estratégia de relações dentro da própria região e apresentar soluções a problemas estruturais dos quais sofre desde períodos anteriores.

Mas também em nível internacional a América Latina deve fortalecer sua proposta de valor e atrair investimentos estrangeiros que posicionem a região em uma situação competitiva.

Neste relatório é realizada uma análise dos tempos que a região vive e de como está sua situação em nível internacional, com foco especial em qual será o futuro da relação da América Latina com a Europa. Por outro lado, são analisados, também, aspectos econômicos de relevância e apresentados âmbitos de melhora.

Jorge CachineroDiretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Diretor-Executivo do Senior Management Program e Professor da IE Business School de Madri e membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano

Material para download