O papel das Organizações Multilaterais no desenvolvimento econômico e social da América Latina

O início da cooperação internacional teve sua origem na Guerra Fria. O surgimento de um mundo bipolar é fundamental para entender a origem da cooperação, contemplada como um instrumento para garantir suas respectivas áreas de influência. Assim, o Plano Marshall, além de ser um instrumento dos Estados Unidos para manter sua área de influência, se transformou na principal referência de cooperação.

Uma perspectiva histórica é de grande utilidade para entender as motivações que dão impulso à cooperação, assim como o processo de complexidade que foi adquirindo. Desde então e até agora, a humanidade presenciou o processo de evolução experimentado pelo próprio conceito de desenvolvimento. Uma realidade cada vez mais complexa evidenciou a impossibilidade de aplicar receitas de maneira mecânica e com caráter universal.

Por tudo isso, o relatório regional a seguir, elaborado pela Desenvolvendo Ideias, defende a adoção de um conceito de desenvolvimento multidimensional e flexível, que analise, em cada caso, quais são as principais brechas estruturais. É a única garantia para conseguir uma autêntica contribuição por parte da cooperação internacional.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Professor da IE Business School e Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano

Material para download