Para onde deveria caminhar a relação estratégica entre a UE, a América Latina e o Caribe?

Em um mundo cada vez mais volátil e complexo, as relações entre a União Europeia, a América Latina e o Caribe atravessam um momento difícil. A ascensão de novas potências, como a China, mudou o equilíbrio geopolítico, condicionando a relação euro-latino-americana.

Para poder continuar alimentando a relação entre a UE, a América Latina e o Caribe, é necessário apresentar uma estratégia baseada nos laços de união, tais como uma mesma matriz de identidade, uma história comum e fortes vínculos comerciais, sendo conscientes de que o mundo mudou.

Este relatório elaborado pela Desenvolvendo Ideias analisa a evolução da relação entre a União Europeia, a América Latina e o Caribe perante a cúpula UE-CELAC, em Bruxelas, que será realizada nos próximos dias 10 e 11 de junho e aborda as questões que devem ser levadas em conta para poder garantir essa relação.

Esta publicação conta com uma apresentação de José Isaias Rodríguez, vice-presidente de Assuntos Europeus da LLORENTE & CUENCA, na qual ele reafirma a necessidade de garantir a relação euro-latino-americana baseada em valores compartilhados e de adaptá-la à nova ordem mundial.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA

Material para download