From agricultural to Food Law: the new scenario

A indústria alimentícia evoluiu desde a criação da Comunidade Econômica Europeia (CEE), e a regulação desta atividade ocupa um lugar importante dentro das legislações Europeias.

Após o Congresso organizado pela EFLA (Associação Europeia de Direito Alimentício), foi publicado um livro intitulado “From agricultural to food law: the new scenario” (Da legislação agrícola à alimentícia: o novo cenário), onde é apresentada uma visão multidisciplinar sobre os aspectos relacionados com a política agrária e alimentícia da União Europeia.

Embora aqui não será encontrado o livro completo (pode visitá-lo aqui), é possível desfrutar de uma seleção que inclui a apresentação e o capítulo “Legal problems arising out of the food alert system in Spain and Europe” (Problemas legais derivados do sistema de alerta alimentício na Europa e na Espanha), de Vicente Rodríguez Fuentes, advogado especializado na indústria alimentícia e presidente da EFLA, além de editor do livro, e  “Food alert impact and reputation” (Gestão da reputação e alertas alimentícios) no qual evidencio a necessidade da atenção ao cuidado da reputação no setor alimentício devido à sua sensibilidade. A situação de exigência e fiscalização por parte dos grupos de interesse obriga os empresários e diretores a atuar responsavelmente.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, diretor- executivo do Senior Management Program e Professor da IE Business School de Madri e membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano