UNO #18: Veracruz 2014: educação, inovação e cultura

Um dos grandes traços que caracterizam a região da América Latina é sua enorme diversidade, tanto cultural como política, econômica e social. No entanto, no centro de toda esta diversidade, encontramos um elemento comum, que permitiu estreitar os laços entre os diferentes países latino-americanos: o idioma. Da mesmo forma, este elemento vertebral está também na raiz da história e da cultura compartilhada com a Espanha e, por extensão, a proximidade entre o espanhol e o português veiculam também os laços especiais com o Brasil e Portugal.

Convencidos da importância do espaço ibero-americano como fórum de diálogo, coesão e troca para enfrentar de forma conjunta os novos desafios de um mundo em plena transformação, a XXIV Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada na cidade mexicana de Veracruz, gira em torno da educação, a cultura e a inovação, considerados fatores-chave para a erradicação da pobreza, assim como para alcançar um desenvolvimento sustentável mais dinâmico que favoreça todos os seres humanos.

A partir desta perspectiva, este número da UNO contém a reafirmação e a aposta nos princípios e valores em que se baseia nossa comunidade ibero-americana.

Nós lhe convidamos para a leitura da UNO #18.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Professor da IE Business School e Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano