Argentina 2 out 2014

Os desafio fiscal na América Latina

Os sistemas fiscais na América experimentaram transformações muito significativas nos últimos anos, entre elas o aumento da arrecadação graças ao maior peso de determinados impostos.

Já nos anos 60 do século passado, a reforma tributária e fiscal era alçada como uma das grandes transformações ainda a serem promovidas pelas economias latino-americanas. Desde os anos 90, os países latino-americanos buscam a redução de seus tradicionais déficits fiscais através da mobilização de recursos.

No entanto, as reformas tributárias ocupam ainda o centro da gestão dos governos latino-americanos e das administrações regionais.

Olhando para o futuro, os sistemas fiscais na América Latina enfrentam o desafio de empreender profundas mudanças e transformações de alcance integral. Além disso, é necessário implementar algum tipo de acordo entre o Estado e os cidadãos destes países para elevar a pressão fiscal e fazer com que esta medida conte com legitimidade política e social.

Este relatório regional aborda quais são as principais questões pendentes que a região deve enfrentar em matéria fiscal nos próximos anos.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA

Quere saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar com você

        Qual o seu desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipe?

        Quer nossa participação no seu próximo evento?