Mudança religiosa na América Latina, presente, passado e futuro

Desde os anos 50 até a atualidade, a América Latina viveu uma verdadeira “revolução silenciosa” na qual foram transformados os modelos econômico e de desenvolvimento e a estrutura social, variou o modelo político predominante e, também, houve profundas mudanças culturais.

Frente à tradicional homogeneidade religiosa latino-americana vinculada ao catolicismo, a diversificação religiosa produto do avanço das diferentes igrejas protestantes, evangélicas e pentecostais, fez mais complexo o panorama religioso na América Latina e especialmente em países como Guatemala, Honduras, Brasil e Chile.

Por outro lado, a recente emersão da candidatura de Marina Silva nas eleições presidenciais brasileiras pôs em primeiro plano o peso e a importância que os evangélicos têm na política de alguns países latino-americanos.

Este relatório especial analisa o passado, presente e futuro do poder religioso na América Latina, o rápido crescimento dos diferentes ramos das igrejas evangélicas, sua grande capacidade de adaptação, flexibilidade e sua grande conexão com os setores populares, ao compasso das mudanças sociais.

Jorge Cachinero, Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA

Material para download