Eleições Brasil 2014: a reputação dos pré-candidatos presidenciais no twitter: uma análise multidimensional

Com mais de 40 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país com maior número de participantes no Twitter, segundo a Semiocast, atrás somente dos Estados Unidos. Em pouco tempo, esta rede de microblogging, com seus mais de 250 milhões de usuários no mundo todo, se transformou em um dos principais palcos do “diálogo global em tempo real”.

Sua capacidade para viralizar conteúdos e opiniões serviu não só para os laços com milhões de pessoas no mundo todo, mas também para medir o impacto de grandes eventos.

As campanhas eleitorais por todo o mundo usaram o Twitter – e as redes sociais em geral – para se aproximar dos cidadãos e também para conhecer diretamente o que pensam de seus candidatos e governantes. E o Brasil conhece bem a capacidade das redes sociais para expressar, convocar e opinar.

Assim, as eleições presidenciais de 2014 no Brasil terão nas redes sociais um de seus palcos principais de controle, liderança e comunicação.

Este relatório avalia as 1.000 principais menções no Twitter durante o período de março a abril de 2014 nos três principais pré-candidatos à presidência da República: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Juan Carlos Gozzer, diretor-executivo da LLORENTE & CUENCA Brasil

Material para download