UNO #16: Recursos naturais: desenvolvimento econômico e riscos sociais e regulatórios

O negócio dos Recursos Naturais no mundo e, sobretudo, na América Latina, se transformou no foco de interesses estrangeiros.

No entanto, apesar de todos os benefícios e oportunidades de riqueza que isto representa para os países receptores, paralelamente também estão surgindo conflitos com a aparição de grupos opositores – como a população autóctone, grupos indígenas, associações ambientais, empresas locais ou ONGs fortes – aos quais preocupa o impacto imediato e estratégico que estas empresas deixam na região no âmbito meio ambiental e social.

Este número da UNO analisa o contexto atual que envolve a exploração dos Recursos Naturais, assim como os conflitos e riscos sociais que possam emergir, e a forma como os governos hão de administrá-los, sob uma política de desenvolvimento sustentável, transparência e compromissos sociais com a região.

Nós lhe convidamos para a leitura da UNO #16.

Jorge Cachinero Diretor Corporativo de Inovação da LLORENTE & CUENCA, Professor da IE Business School e Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano